Botafogo

Estádio Nilton Santos completa 14 anos nesta quarta-feira; veja alguns números e curiosidades

14 anos nilton santos
Foto: Vitor Silva/Botafogo

A casa do Botafogo desde 2007, quando foi inaugurado, é o Nilton Santos, antes João Havelange, o Engenhão. O nome foi trocado para o do ídolo botafoguense em 2017. Com estreia no dia 30 de junho, o Botafogo começou com o pé direito em seu novo estádio. Na oportunidade, o Glorioso bateu o Fluminense por 2×1 de virada e escreveu a primeira página na história da nova arena.

Os jogadores que mais atuaram com a camisa alvinegra no Nilton Santos foram o goleiro e ídolo Jefferson, o lateral Alessandro e o meia Lucio Flavio. Com 148, 107 e 81 jogos respectivamente. E os maiores artilheiros do estádio são Loco Abreu, com 41 gols, Herrera com 36 e Lucio Flavio aparece novamente, com 23 bolas na rede.

A maior goleada aplicada pelo Botafogo nesses 14 anos foi contra o Macaé, no Campeonato Carioca de 2008, em uma vitória de 7×0. Na ocasião, brilhou a estrela do atacante Wellington Paulista, que marcou 4 gols na partida. Os outros 3 tentos foram anotados por Lucio Flavio, Flavinho e Triguinho.

As maiores presenças de público no estádio foram na estreia, contra o Tricolor das Laranjeiras e nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2008, contra a Portuguesa, ambos com 40 mil pagantes. Outro destaque importante a ser feito é sobre a média de público do Glorioso na Libertadores de 2017. Na competição, cerca de 32 mil alvinegros compareceram por partida disputada nos domínios alvinegros. Sem contar as belas festas e mosaicos feitos pela torcida.

O desempenho do Botafogo no estádio é positivo. Até hoje foram 356 jogos, com 188 vitórias do Glorioso, 87 empates e 81 derrotas. O alvinegro marcou 604 gols e sofreu 358.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo