Ceará

Estreante na Série B e centenário: as principais informações do Tombense, adversário do Ceará na Copa do Brasil

Pela terceira fase da Copa do Brasil 2022, o Ceará terá pela frente, a Tombense, clube mineiro sediado na pequena cidade de Tombos. O sorteio que definiu o confronto, foi realizado na sede da entidade, na tarde desta segunda-feira (28).

Foto: Victor Souza/Tombense FC

Pela terceira fase da Copa do Brasil 2022, o Ceará terá pela frente o Tombense, clube mineiro sediado na pequena cidade de Tombos. As duas equipes jamais se enfrentaram antes. O sorteio que definiu o confronto, foi realizado na sede da entidade, na tarde desta segunda-feira (28).

Para muitos, o clube mineiro é desconhecido. Apesar de ter 107 anos de história, mesma idade do Ceará, o Gavião-Carcará, como é conhecido, só foi profissionalizado em 1999. Confira as principais informações do adversário do Vovô:

Ascensão recente

A Tombense chegou a elite mineira apenas em 2013. Depois disso, rapidamente o clube passou a disputar outros torneios e ascender nacionalmente. Já em 2014, estreou em Campeonatos Brasileiros, pela Série D e na Copa do Brasil. Pela Brasileirão, a estreia foi pra lá de positiva. Foi campeão logo na sua primeira participação e chegou a Série C.

Foram 7 participações seguidas na Série C, entre 2015 a 2021. No último ano, o clube conseguiu um histórico acesso para a Série B do Brasileirão. E na atual Copa do Brasil, faz sua melhor campanha ao longo de cinco participações.

Estádio vetado?

Pela regra da terceira fase da Copa do Brasil, o clube mandante não poderá mandar jogos em estádios com capacidade menor que 10 mil torcedores. Isso é mais que o número de habitantes da cidade de Tombos/MG, que tem aproximadamente 8 mil pessoas. O estádio que o Gavião manda seus jogos, Almeidão, tem capacidade de aproximadamente 3 mil espectadores.

Foto: Reprodução/Victor Souza

Esse problema é o mesmo que o Tombense terá para a disputa da Série B. O clube tenta uma autorização especial da CBF. Caso não consiga, provavelmente o estádio onde mandará seu jogo contra o Ceará e seus jogos como mandante na 2° divisão nacional , será no estádio Soares de Azevedo, na cidade de Muriaé, que conta com capacidade de 13 mil torcedores.

Campanha no estadual

No Campeonato Mineiro, o Tombense ficou em 8° lugar, dentre os 12 que disputaram. Isso classificou a equipe para a disputa do troféu inconfidência, que é realizada entre o 5°, 6°, 7° e 8° colocado. Na semifinal, o Gavião tirou o América/MG, em jogos de ida e volta. Fará a final contra o Democrata, em data a ser definida.

Velhos conhecidos

No elenco mineiro, duas peças se destacam por passagens no Ceará. Pertencente ao Cianorte/PR, o zagueiro Anderson Jordan, atuou pelo Vovô na temporada 2021, por empréstimo. Não deixou saudades na torcida Alvinegra. Foram 10 jogos no profissional e mais 2 no time de aspirantes até a rescisão contratual.

Outro conhecido, é o atacante Ciel. Andarilho da bola, o centroavante já vestiu a camisa de vários clubes. Nos anos 2000, passou por Porangabussu mais de uma vez. Recentemente, também vestiu a camisa de outros cearenses, como o Guarany de Sobral e do Caucaia, onde marcou época. Na atual temporada, o camisa 99 já anotou 8 gols.

Data dos confrontos

A CBF ainda confirmará a data dos confrontos da terceira fase, mas deixou duas datas bases. Os duelos de ida deverão ocorrer na semana do dia 20 de abril, e 11 maio, os jogos de volta.

Por sorteio, o mando de ida definiu que o primeiro jogo tenha mando do time mineiro e a decisão será em solo cearense.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo