Lenda do Real Madrid e do futebol espanhol, Miguel Ángel González faleceu aos 76 anos. “El Gato” sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva. Nesta terça-feira (6), através de comunicado oficial, o clube lamentou a morte do ex-jogador.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Miguel chegou ao Santiago Bernabéu em 1967 e foi emprestado ao Castellón, onde jogou por uma temporada. Ao todo, ficou 18 anos nos Merengues, de 1968 até 1986. Pelo gigante espanhol, conquistou dois títulos da Copa dos Campeões da Uefa (atual Champions League), oito do Campeonato Espanhol, cinco da Copa do Generalíssimo/Copa do Rei e um da Copa da Liga Espanhola.
Pela Seleção Espanhola, foi o goleiro titular na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Em 1982, integrou o elenco que disputou o mundial realizado na Espanha. Ao todo, por La Roja, atuou em 18 oportunidades.
+ Messi se pronuncia após amistoso em que sua ausência gerou polêmica
+ Guardiola indica sucessor de Bernando Silva e De Bruyne no Manchester City
Ao fim de sua carreira como jogador, Miguel Ángel González seguiu nos Merengues. “El Gato” teve diferentes funções, como delegado do time principal, treinador de goleiros e diretor do antigo centro de treinamento do clube.
Confira abaixo o comunidado emitido pelo Real Madrid
O Real Madrid C.F., seu Presidente e seu Conselho de Administração estão profundamente tristes com a morte de Miguel Ángel González, um dos maiores goleiros de nossa história, uma lenda do Real Madrid e do futebol espanhol.
O Real Madrid gostaria de expressar suas condolências e carinho à sua esposa, María del Pilar, seu filho Miguel Ángel, seus netos Daniela e Mauro, sua família, seus companheiros de equipe e todos os seus entes queridos.
Nas dezoito temporadas em que Miguel Ángel vestiu a camisa do Real Madrid, de 1968 a 1986, conquistou 2 Copas da Uefa, 8 Ligas, 5 Copas da Espanha e 1 Copa da Liga. Na temporada 1975-1976, ele ganhou o Troféu Zamora.
Miguel Ángel foi convocado 18 vezes pela Espanha e fez parte da seleção espanhola em duas Copas do Mundo: Argentina 78 e Espanha 82.
Miguel Ángel esteve ligado ao Real Madrid praticamente toda a sua vida. Além de 18 temporadas como jogador, ele teve diferentes responsabilidades como delegado da equipe principal, treinador de goleiros e diretor da antiga Ciudad Deportiva, do Real Madrid.
Miguel Ángel faleceu aos 76 anos. O Real Madrid apresenta as suas condolências a todos os madridistas. Descanse em paz.