Basquete

Ex-jogador da NBA, Jeremy Lin fala sobre o preconceito durante a pandemia do coronavírus

Divulgação/New York Knicks

Jeremy Lin falou, na última terça (12), sobre a discriminação que os asiáticos têm sofrido nos Estados Unidos, durante a pandemia do coronavírus. Em entrevista ao programa Virtual Roundtable, o atleta demonstrou preocupação com o aumento dos casos de agressão física. Lin é filho de pais tailandeses, e foi o primeiro jogador norte-americano com ascendência asiática a jogar na NBA.

 Além do armador, o programa também teve a participação do ex-jogador Caron Butler, da advogada de direitos humanos, Vanita Gupta e do ex-candidato à presidência dos EUA, Andrew Yang. O tema da discussão foi o preconceito contra asiático-americanos, em tempos de coronavirus.

Lin disse, durante o debate, que não podia se calar, mediante a gravidade da situação.

– Eu senti que precisava sair e dizer alguma coisa. Não me sentir bem-vindo ou me sentir inseguro fisicamente é inaceitável. É algo que realmente quero ter certeza de ter tomado uma posição a respeito.

O atleta também falou sobre a importância de as pessoas se informarem a respeito da doença.

– Esse é o meu aviso para todo mundo: não espere até que seja tarde demais ou seja real demais para se educar sobre a doença. Acho que, novamente, tudo se resume a se colocar no lugar de outra pessoa.

O jogador já havia comentado sobre o tema em abril, quando escreveu um artigo para o The Player’s Tribune. No texto, Lin demonstrou preocupação com o futuro e falou sobre casos de racismo contra asiáticos, nos Estados Unidos.

– Não é conversa fiada. Os asiático-americanos estão sendo cuspidos e agredidos fisicamente em seu próprio país. Em Midland, Texas, um homem tentou esfaquear uma família com duas crianças porque eram asiáticas. Todo asiático-americano que conheço, conhece alguém que foi alvo durante esse período. Na verdade, o racismo anti-asiático está aumentando rapidamente em todo o mundo e isso é muito triste.

Jeremy Lin estudou em Harvard e ganhou destaque na NBA durante a temporada 2011-12, quando teve uma sequência incrível de jogos pelo New York Knicks, o que lhe rendeu o apelido de “Linsanity”. O atleta foi campeão ano passado, com Toronto Raptors, e atualmente joga no Beijing Ducks, da liga chinesa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo