Atlético-MG

Ex-técnico do Atlético-MG e Cruzeiro, Levir Culpi, fala sobre terremoto no Japão: ‘As pessoas têm que dar graças a Deus por morar no Brasil’

Ex-técnico de Atlético-MG e Cruzeiro, Levir Culpi, fala sobre tremor que sofreu durante terremoto no Japão
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Um terremoto de magnitude 7.0 atingiu a região nordeste do Japão neste sábado (20). Os tremores afetaram áreas devastadas e geraram em um pequeno tsunami de um metro. Tempo depois o alerta de tsunamis foi suspenso e não há registro de feridos e danos estruturais. O treinador brasileiro, Levir Culpi, está no Japão e falou sobre o tremor que sentiu na cidade de Osaka.

— Eu estava caminhando aqui no corredor do hotel, de repente tudo começou a mexer e eu falei ‘ih cara, é terremoto’. Deu uma sensação de querer sair abraçado com alguém, porque não tem o que fazer. Você fica quieto olhando tudo balançando. Foi um pouco forte, mas não tivemos notícias de algo mais grave, acho que foi só um terremoto para alertar a gente. É impressionante o tanto que o ser humano é fraco, a gente não tinha absolutamente nada para fazer numa hora dessas, você fica torcendo, imaginando, o que você vai fazer?

Levir estava no décimo andar do hotel, em Osaka, a 350 km de Sendai, onde teve o terremoto. O treinador havia gravado um vídeo do quarto do hotel cinco minutos antes dos tremores começarem. O técnico brasileiro, ainda, fez menção ao Brasil, dizendo para as pessoas brasileiras valorizarem o país que moram.

— As pessoas têm que dar graças a Deus por morar no Brasil, é um dos melhores lugares do mundo para se viver e a gente não dá valor para isso. Quem sabe do país que percebe as diferenças. O Japão é um país tão lindo, mas tem esse tipo de problema.

No futebol japonês, Levir venceu os seus últimos três jogos com o Cerezo Osaka. No total, são quatro vitórias e duas derrotas. A equipe comandada pelo técnico brasileiro é atual quarta colocada no Campeonato do Japão. No entanto, o treinador falou sobre as dificuldades que têm tido no país oriental.

— O campeonato está seguindo um pouco melancólico, porque os jogos não tem torcida, vai uma turminha lá só assistir o jogo. Tem times que estão com quatro ou cinco jogos atrasados, porque na cidade teve um terremoto, sem contar a pandemia. Tem cidades que estão fechadas completamente. Fica desproporcional isso, não é normal.

O ex-treinador de Atlético-MG e Cruzeiro retornou ao Japão para treinar o Cerezo Osaka, largando a sua aposentadoria, aos 67 anos. Em Minas, Levir Culpi conquistou uma duas Copas do Brasil, uma com o Galo e outro com a Raposa, duas Recopas Sul-Americanas, também um em cada clube mineiro e cinco Estaduais, três pelo alvinegro e dois pelo estrelado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo