Internacional

Fábio Matias, técnico do Inter sub-20, fala sobre desenvolvimento dos atletas e revela conversa com Eduardo Coudet

Reprodução/Internacional

Na noite deste domingo (18), o Internacional sub-20 empatou com o São Paulo, pelo Brasileirão da categoria. Com o resultado, o colorado segue na zona de classificação da competição. A campanha desta equipe, em 2020, é muito boa. Em janeiro, por exemplo, os meninos foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. E, no processo de desenvolvimento dos atletas, está o técnico Fabio Matias, que revelou, em entrevista para a “TV Inter”, conversas, inclusive, com Eduardo Coudet.

– No período da pandemia eu tive a oportunidade de estar com o Coudet. Ficamos mais de três horas conversando. Nos passou muitas informações. Foi maravilhoso o papo, hoje ele é uma referência não só nossa, mas no país. E o principal, para ele, é o comportamental, como o jogador vai chegar no profissional – revelou Matias.

Com as ideias de Coudet em mente, Matias percebeu que ambas as ideologias, de trabalho, eram muito parecidas. O treinador do sub-20, já prezava há tempos pela questão comportamental dos atletas. E, após essa conversa com Coudet, este aspecto passou a ser exigido e acompanhado ainda mais de perto nas categorias de base.

– O que mais buscamos hoje, no atleta profissional, é a questão comportamental. A iniciativa pessoal de pressionar, de mudar os hábitos, o posicionamento e a leitura de espaço e tempo. E isso se assemelha muito com a ideia que o Coudet tem – complementou Fábio Matias.

O trabalho de subir atletas para o profissional, através de um acompanhamento comportamental é a base do trabalho de Fábio Matias. Entretanto, o treinador reconhece que, nas categorias de base, existem muitos fatores que influenciam na formação do jogador. “Tem atleta que fisicamente está pronto, mas cognitivamente não. E o contrário também ocorre. Temos que ter cuidado para não queimar etapas”, explicou o comandante dos meninos colorados.

Os títulos no trabalho de Fábio Matias

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de 2020, o treinador sabe o quão importante essa conquista é no currículo de um profissional da área. Entretanto, para Fábio Matias, não se pode achar que a glória, no torneio, represente que todos os atletas estejam prontos para atuar na categoria adulta. Para ele, “o principal é ter desempenho, e não conquistar o título”.

– Estou trabalhando em cima disso. Ganhamos a Copa São Paulo, mas já passou. Foi um momento mágico mas deu. Nós temos que manter na sequência, que é Brasileiro e Copa do Brasil. É, inclusive, visualizar os atletas que estão em condições de subir ao profissional, independentemente de estar ganhando ou não. Quando mais jogos fizermos, maior será o desenvolvimento destes jovens. E, por isso, vamos seguir rodando o elenco, utilizamos 30 jogadores nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão – finalizou Fábio Matias, deixando claro que seguirá, com a ideia principal, de desenvolver os atletas em detrimento a conquista dos títulos.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo