Futebol Internacional

Fernando Santos fala sobre momento de Portugal e admite instabilidade

FOTO: DIVULGAÇÃO / SELEÇÃO PORTUGUESA

Com a seleção portuguesa tendo que passar pela repescagem para buscar uma vaga na Copa do Mundo do Catar, o trabalho do técnico Fernando Santos passou a ser fortemente questionado. Para muitos, a saída imediata do treinador se fazia necessária para que a seleção pudesse encontrar um rumo e garantir a classificação ao Mundial. Apesar disso, Fernando Santos será mantido até a disputa da repescagem e, conseguindo a classificação, será o comandante na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (17), o treinador falou sobre o momento.

Durante entrevista à TVI, para o Jornal das 8, Fernando Santos comentou a dificuldade que a seleção portuguesa tem encontrado desde 2018 e citou uma certa oscilação nas atuações. Em alguns momentos Portugal consegue atuar com a força que se espera, como aconteceu diante da França, na Eurocopa, mas em outros simplesmente não consegue um padrão de jogo, como foi na derrota para a Sérvia, pelas Eliminatórias.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— Tem havido muita oscilação desde 2018. Com essa nova geração que tem características diferentes, nós mudamos nossa maneira de jogar e hoje somos mais ofensivos. Em 2019 vencemos a Itália, conquistamos a Liga das Nações e fizemos grandes jogos. No entanto, nos últimos jogos não conseguimos boas exibições. O nosso plano não funcionou e aí a responsabilidade é toda minha se não consegui passar aos jogadores a mensagem que eu queria — avaliou Fernando Santos.

Após a derrota para a Sérvia, as emissoras de televisão flagraram uma certa inconformidade de Cristiano Ronaldo com o treinador. A cena poderia significar uma relação ruim entre o treinador e os jogadores, mas Fernando Santos descartou que seu tratamento pessoal com os jogadores esteja longe do ideal.

— A minha relação pessoal e profissional com os jogadores é excelente. Sinto que estão sim do meu lado. Mas quando os jogadores com qualidade não jogam, há sempre insatisfação. Na Seleção há grande qualidade e seria muito ruim se não fosse assimm. Ficaria preocupado se os jogadores da Seleção ficassem satisfeitos mesmo não atuando com regularidade — disse Fernando Santos.

Algumas das críticas sobre o treinador de Portugal davam conta de que ele teria uma visão ultrapassada do futebol. Questionadosobre o assunto, Fernando Santos descartou que esse seja o problema que fez Portugal não conseguir a vaga direta à Copa do Mundo.

— Não concordo com isso. O Rúben Amorim tem feito trabalhado fantástico no Sporting e quando perdeu para o Ajax já se dizia que não podia jogar assim. Mas ninguém se lembrou que não podia contar com Coates. Quando voltou, ganhou. São situações de jogo — finalizou Fernando Santos.

O treinador agora terá que buscar a reestruturação e melhorar a confiança de sua equipe para tentar a vaga ao mundial pela repescagem europeia. A disputa terá início no mês de março de 2022. Ao todo serão 12 seleções lutando por três vagas na Copa do Catar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo