Neste domingo (10), a equipe da Ferroviária voltou a derrotar o Athletic por 2 a 1 no Estádio Independência, em Belo Horizonte, garantindo sua vaga na final da Série D do Campeonato Brasileiro 2023. A Após já ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, a Locomotiva aproveitou as fragilidades do Esquadrão para carimbar sua vaga na grande final da quarta divisão nacional.
O primeiro tempo foi marcado por um início equilibrado, com chances para ambos os lados, até que aos 27 minutos, o atacante Vitor Barreto da Ferroviária marcou um golaço após um cruzamento na área, abrindo o placar. Mesmo com o Athletic pressionando, o time mandante não conseguiu se impor efetivamente em campo, e o primeiro tempo terminou com a vantagem de 1 a 0 para o clube paulista.
Na segunda etapa, o Esquadrão buscou se ajustar, mas ainda pecava no último passe. A Ferroviária, com mais organização e alinhamento, viu o meia-atacante Felipinho ampliar a vantagem, com um belo gol de fora da área aos oito minutos, deixando o placar em 2 a 0.
A esperança para o lado mineiro até tentou dar esperanças aos 24 minutos, quando um pênalti a favor do Athletic foi inicialmente assinalado, mas após revisão do VAR, foi anulado devido a um impedimento. A revisão durou mais de sete minutos no gramado.
O Athletic conseguiu diminuir o placar aos 39 minutos com um gol de Allan Dias, após um lançamento de Carlos Eduardo, agitando ainda mais a partida. O jogo esquentou nos minutos finais, com princípios de confusões, resultando em duas expulsões, uma para cada lado, com Carlos Eduardo e Xavier. Além disso, um dos auxiliares do Esquadrão também acabou expulso.
Com essa vitória, a Ferroviária avança para a final da Série D, onde irá enfrentar o Ferroviário-CE na grande decisão. A classificação representa o retorno a uma final de competição nacional após 29 anos. A última vez foi em 1994, na Série C, onde acabaram como vice-campeões. As finais serão nos dias 16 e 23 de setembro.
Para saber tudo sobre o Brasileirão Série D, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.