Z - Z Não marcar 3

Festival de ciclismo em Minas Gerais atrai mais de 10 mil pessoas

Ciclistas dão show de velocidade e ultrapassagem no Desafio Short Track 2022

A prova de mountain bike de percurso curto e tempo de corte determinado abriu com as categorias de faixa etária para os amadores. 

O segundo dia do Sense Extreme Days reuniu feras do ciclismo e atletas amadores, veteranos e a nova geração da modalidade, em quatro eventos ao longo do sábado (15).

Mais de 10 mil pessoas participaram das atividades na pista ou no público presente.

O ponto alto do evento em Lagoa da Prata (MG) foi o Desafio TV Integração de Short Track. A disputa consagrou os campeões mineiros e teve cobertura ao vivo da TV Globo.

Os quatro eventos do Sense Extreme Days neste sábado (15) tiveram como cenário ou ponto de partida a mega estrutura montada na Praia Municipal da cidade do centro oeste mineiro.

No Short Track, todo o circuito foi feito dentro do local, com novos obstáculos.

A prova de mountain bike de percurso curto e tempo de corte determinado abriu com as categorias de faixa etária para os amadores. 

Na sequência, as elites feminina e masculina entraram em ação, em baterias velozes de 20 minutos num percurso de 700 m.

Foi um verdadeiro show de velocidade, com fugas e perseguições até a linha de chegada. 

Entre as mulheres, Isabella Lacerda colocou duas voltas de vantagem sobre a segunda colocada e garantiu a vitória na elite feminina.

“Essa prova de XCC é bem rápida e muito tática. Eu fiz uma boa largada e me mantive sempre na ponta junto com a Letícia”.

”Quando vi uma oportunidade, fiz um ataque para ver se a Letícia iria responder e acabei abrindo um gap. Nesse momento tentei manter o ritmo alto durante o restante da prova e fiz mais uma ataque para tentar abrir mais o gap e deu certo”, explicou Isabella.

A prova da elite masculina levantou o público, que às 16h já lotava a arena da Praia Municipal, com uma disputa acirrada entre os quatro primeiros colocados e trocas de posição.

O vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, atleta da Sense Factor Racing.

“Durante a prova inteira fiquei ali no primeiro grupo, uma disputa em alto nível. Na última volta consegui abrir uma diferença e levei o primeiro lugar. Estou muito feliz por levar essa vitória para a minha equipe”, celebrou Luiz Henrique Cocuzzi.

A disputa também serviu como classificatória para o grid de largada do XCO, que está marcado para o domingo (16) no Desafio Sense de XCM. 

A extensa programação do sábado começou às 9h com o Swift Carbon Road Tour, um passeio pelas ruas de Lagoa da Prata (MG) liderado pelos atletas da Swift Carbon Pro Cycling Brasil.

Consagrada como uma das principais equipes de ciclismo de estrada da América Latina, a Swift ofereceu dicas e orientações aos atletas amadores ao longo do percurso.

Incentivo à nova geração do ciclismo

Logo na sequência, as crianças de 4 a 13 anos invadiram a pista para o Desafio Sense Grom.

Criado para incentivar os mais novos a praticar ciclismo e ajudar a formar as categorias de base, o desafio teve baterias divididas por faixa etária.

Os mini ciclistas puderam contar com o acompanhamento dos pais ao longo do circuito. Mais do que as vitórias, a prova foi um grande aprendizado.

Criado em 2020 por Cássio Marques, o Cassinho, o Sense Grom já teve três edições neste ano, a primeira em 7 de julho, a segunda em 11 de setembro e a terceira dentro do Sense Extreme Days.

“O Sense grom é muito importante porque a criança aprende a ser mais independente tanto na competição como na vida. É ela quem vai tomar a decisão de onde virar, qual o melhor ponto do percurso. Assim cresce ganhando mais corpo, mais experiência”, destacou Cassinho Marques.

O sábado terminou com uma grande festa para os amantes da corrida de rua. A Night Run teve provas para crianças, num circuito mais curto, e para adultos, com percursos de 4, 8 e 12km e caminhada 4km.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo