Futebol Internacional

Fifa anuncia que fará uso de nova tecnologia para indicar impedimento na Copa

Foto: JOHN THYS/BELGA MAG/AFP via Getty Images

A Copa do Mundo do Catar vai implementar, de maneira definitiva, a utilização de uma tecnologia semiautomática para indicar impedimento. O mecanismo já foi testado na Copa Árabe e no Mundial de Clubes, sendo aprovado pela entidade. Nesta sexta-feira (01), a Fifa garantiu, de maneira oficial, que vai fazer uso do mecanismo e deu mais detalhes de como a tecnologia será usada para tentar reduzir o número de erros de arbitragem no próximo Mundial.

Além de trazer uma maior precisão no momento de indicar o impedimento por conta das imagens em 3D, o novo mecanismo tecnológico também deve acelerar o processo de checagem de uma condição irregular por parte do atacante. Assim, a Fifa espera que as decisões dos árbitros responsáveis pelo VAR neste tipo de lance sejam mais rápidas e também mais precisas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na explicação da entidade, a bola que será usada na Copa do Mundo terá um sensor bem no centro. Desta forma, os árbitro terão a exata noção de quando ela foi de fato tocada pelo jogador que fez o passe, podendo identificar de maneira mais precisa o ponto de início da jogada. A partir daí, entrarão em ação aos 12 câmeras de rastreamento que serão instaladas em cada estádio da Copa do Mundo. Esse sistema de monitoramento vai definir a posição exata do atacante em relação ao penúltimo marcador do time adversário.

Ao todo, cada jogador em campo terá 29 pontos de dados coletados. Esses dados incluem membros e extremidades do corpo que são relevantes para definir o impedimento. Assim, as partes dos braços e das mãos dos jogadores não entram na lista de dados coletados pelo novo sistema da Fifa. Com base nesse rastreamento, o sistema de inteligência artificial fornece um alerta automatizado de impedimento, indicando a irregularidade aos árbitros do VAR. Antes de informar ao árbitro de campo, os responsáveis na sala de vídeo deverão traçar a linha manualmente, como já vem sendo feito nos principais campeonatos do mundo.

A Copa do Mundo do Catar será o segundo Mundial seguido que apresenta uma novidade de tecnologia para auxiliar os árbitros. Em 2018, na competição disputada na Rússia, a Fifa implementou, de maneira definitiva, a utilização do VAR. Atualmente a tecnologia é utilizada ao redor do mundo e serve para indicar impedimentos, pênaltis, lances de expulsão e outros detalhes que não foram percebidos pelo árbitro de campo.

— Na Copa do Mundo de 2018, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia VAR no maior palco do mundo, e provou ser um sucesso indiscutível. A tecnologia de impedimento semiautomatizado é uma evolução dos sistemas VAR que foram implementados em todo o mundo. Essa tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores que irão para o Catar no final deste ano. A FIFA está comprometida em aproveitar a tecnologia para melhorar o jogo de futebol em todos os níveis, e o uso da tecnologia semiautomática de impedimento na Copa do Mundo é a evidência mais clara possível — disse o presidente Gianni Infantino.

A Copa do Mundo do Catar terá início no próximo dia 21 de novembro e o primeiro jogo a contar com a nova tecnologia será entre Senegal e Holanda, válido pelo grupo A. O Brasil, que está no grupo G, vai fazer a sua estreia no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, às 16hs (de Brasília). Suíça e Camarões são as outras seleções que fazem parte do grupo do Brasil.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo