O Barcelona confirmou no início da tarde desta quinta-feira, 5, a saída de Lionel Messi. Depois de estar próximo de uma renovação, uma reviravolta no regulamento da LaLiga nas últimas horas culminou no fim da parceria que durava desde 2004/05.
A LaLiga definiu um novo fundo de investimento e cederia 10% para clubes espanhóis do total de 2,7 bilhões de euros (R$ 16.6 bilhões na conversão atual). Com isso, o Barcelona poderia receber até 270 milhões de euros (R$ 1.6 bilhão) e conseguiria se adequar para acertar com o jogador. No entanto, a cláusula que prenderia o clube ao Campeonato Espanhol pelos próximos 40 anos era obrigatória para o firmamento do negócio, além da desistência da criação de uma “Superliga Europeia”. Com a recusa do clube, o time optou por recusar o acordo proposto, e automaticamente ficou sem o seu principal jogador.
Em nota oficial, o Barcelona afirmou que as duas partes desejavam estender o vínculo, mas a nova barreira econômica imposta pela liga impediria qualquer tentativa de negociação devido ao teto de gastos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Lionel Messi chegou ao Barcelona ainda como jovem para a La Masia, como é chamado a categoria de base do clube. Aos 17 anos, o argentino subiu ao time profissional e virou um dos maiores jogadores da história da equipe. Ao longo dos últimos 17 anos, o camisa 10 marcou uma geração com jogadas fantásticas, golaços e títulos. São 34 títulos com o time da Catalunha sendo 10 edições da LaLiga, 7 Copa do Rei, 7 Supercopa da Espanha, 4 Liga dos Campeões, 3 Supercopa da Europa e 3 Mundiais de Clube. Completando a gigante carreira construída no Camp Nou ainda houveram 778 jogos com 672 gols marcados.
Além de todo prestígio internacional, Messi foi responsável por marcar uma geração, mudar a estrutura de um clube e protagonizar momentos que ficarão eternizados na memória dos torcedores. Em uma rivalidade com Cristiano Ronaldo, o argentino foi seis vezes bola de ouro
Confira a nota oficial do clube:
Apesar de ter chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi e com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje um novo contrato, este não pode ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais (regulamento espanhol LaLiga).
Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos.
O Barça agradece de todo o coração ao jogador a sua contribuição para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor na sua vida pessoal e profissional.