Na última terça-feira (10), o Corinthians acertou com o Zenit a permanência do centroavante Yuri Alberto até 2027. O presidente do Timão, Duilio Monteiro Alves, já havia afirmado em entrevista coletiva que a compra do atleta seria uma prioridade da gestão neste início de temporada e que os esforços do clube paulista estavam concentrados nisso.
Para garantir Yuri Alberto em definitivo, o Timão precisou montar um pacote de compra, envolvendo outros jogadores alvinegros. Além dos já noticiados na negociação, Robert Renan, que vai para o clube russo no mês de fevereiro e Du Queiroz, que se despede do Corinthians em junho, o goleiro Ivan, o meia Gustavo Mantuan e a jovem promessa Pedro, do sub-20 (o Zenit terá prioridade na compra) são as peças envoltas no negócio.
Du Queiroz e Robert Renan assinaram contrato de cinco anos com o Zenit. Os russos ainda terão direito a 50% do passe do centroavante em caso de uma futura venda.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece com o Timão? Mais informações sobre o Corinthians você encontra no Esporte News Mundo, através do Twitter, Facebook e Instagram.
Ivan foi liberado do Zenit antes do fim do empréstimo, para ser emprestado ao Vasco, que já encaminha a contratação do goleiro. O clube paulista deve repassar aos russos, uma porcentagem do valor arrecadado com a venda do atleta para o cruz-maltino, o percentual segue em negociação e ainda não foi divulgado. No caso de Gustavo Mantuan a situação ainda está sem definição. O empréstimo do meia se encerra no meio do ano e por esse motivo Corinthians e Zenit tratam sobre possibilidades de compensação. O meia estava na Rússia desde julho de 2022.
Veja a postagem do Zenit sobre a negociação:
Em suas redes sociais, Yuri Alberto postou um vídeo anunciando sua permanência no Timão.
YURI ALBERTO PELO CORINTHIANS
Yuri Alberto Monteiro da Silva é um atacante brasileiro de 21 anos. Ele iniciou a carreira nos gramados no Santos, tendo estreado no time principal no Campeonato Brasileiro de 2017 e marcado pela primeira vez como profissional em 2018, aos 16 anos de idade.
Antes de chegar ao Timão, teve passagens no Internacional e no Zenit. No clube porto-alegrense marcou 31 gols em 85 partidas; já na Rússia foram seis convertidos em 14 ocasiões e um campeonato Russo (temporada 2021/2022) na conta. O centroavante já atuou pelas seleções de base, estando no elenco campeão Sul-americano de 2017 e marcou dois gols.
Chegou ao Corinthians em 20 de julho de 2022 e estreou com o manto alvinegro na vitória por 3 a 1, sobre o Coritiba pelo Brasileirão do mesmo ano, tendo iniciado a partida como titular. De lá pra cá foram 28 jogos de Yuri Alberto com a camisa do Timão, 23 deles como titular. O centroavante soma doze vitórias, nove empates e sete derrotas e tem onze gols marcados (três na Copa do Brasil e oito do Campeonato Brasileiro).