Cuiabá

Finanças em dia e estrutura de time grande; conheça o Cuiabá, estreante na primeira divisão

Cuiabá
Arte: Esporte News Mundo

Partidas emocionantes, feitos inéditos e muitos títulos. Apesar da pouca idade a história do Cuiabá acumula capítulos de tirar o fôlego. Fundado em 2001 pelo saudoso Gaúcho, ex-jogador com passagens por Flamengo e Palmeiras, o Dourado estreia na série A do Brasileirão neste sábado (29), contra a equipe do Juventude-RS.

Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho, ex-jogador de futebol falecido em 2016, vítima de um câncer. Em sua trajetória profissional atuou pelo Flamengo ao lado de Zico e Companhia; Palmeiras e até Boca Júniors – substituindo nada mais, nada menos que Batistuta. Em dezembro de 2001 Luís Carlos fundou na capital de Mato Grosso a “Gaúcho Escola de Futebol, mais conhecia como “Escolinha do Gaúcho”. A principio a agremiação disputaria apenas os campeonatos amadores de categorias de base. Mas o destino do clube era ir além, desbravando fronteiras e elevando o nível do futebol mato-grossense.

O BRASÃO

Em seu escudo o clube carrega o obelisco do centro geodésico da América do Sul (Cuiabá está localizada no coração da América do Sul). Já o nome é o mesmo da capital de Mato Grosso.

MASCOTE

O símbolo do clube é o Dourado, peixe encontrado nos rios do Brasil e outros países da América do Sul. Apreciado pelos pescadores esportivos por sua bravura e resistência ao ser fisgado.

INÍCIO NO PROFISSIONAL E PRIMEIRO TÍTULO

No ano de 2003 o Cuiabá entra para o quadro profissional e logo de cara chega à final do Campeonato Mato-grossense. O time disputou o título contra o Barra do Garças, jogo realizado no antigo Estádio José Fragelli (Verdão) – atualmente Arena Pantanal, com a presença de mais de 10 mil espectadores. E para a surpresa de todos, o Dourado foi o grande campeão.

No mesmo ano disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, terminando a primeira fase na liderança do grupo. Na fase seguinte acabou sendo eliminado pelo Palmas-TO na disputa de pênaltis.

Desde cedo o clube pegou gosto por títulos, em 2004 disputou duas finais – foi bicampeão mato-grossense contra o União de Rondonópolis, e vice-campeão da Copa Mato Grosso. Participou ainda do Brasileiro e Copa do Brasil.

Entre 2006 e 2008 as atividades tiveram uma pausa. O motivo seria o excesso de exigências da Federação Mato-grossense de Futebol, além da falta de recursos para continuar o projeto.

Em 2009 o retorno aconteceu na segunda divisão do campeonato estadual, e o clube ficou com o vice-campeonato, além do segundo lugar na Copa Governador.

Em 2011 disputa a Série D, e consegue o acesso para a Série C de 2012, após vencer o Independente de Tucuruí nas quartas de final pelos placares de 2 a 0 e 4 a 2.

ACUMULANDO TÍTULOS

No ano de 2013 foi campeão estadual derrotando o rival Mixto E.C. O Título veio após disputa de pênaltis, com a conquista o clube já colecionava 4 títulos estaduais. Em 2014 sagrou-se campeão novamente derrotando o recém promovido a Série B do Brasileirão (Luverdense).

No ano seguinte o primeiro capítulo mais emocionante da história. O Cuiabá foi o primeiro time de Mato Grosso a conquistar a Copa Verde. O Título veio de forma surreal, o clube bateu o tradicional Remo-PA.

No jogo da ida o Dourado teve uma atuação apática, e acabou sendo goleado pelo Leão. No Estádio do Mangueirão, o Remo-PA venceu por 4 a 1. E o Cuiabá praticamente deu adeus as chances de levantar a taça.

Mas no jogo da volta o impossível aconteceu. A Arena Pantanal foi o palco escolhido para a virada épica. O estádio estava abarrotado de torcedores, e os Deuses do futebol escreveram um roteiro improvável. O Cuiabá teve atuação de gala, reverteu o placar goleando o Remo por 5 a 1, ficando com a taça da Copa Verde.

Com o título o clube se credenciou para a Copa Sul-Americana de 2016, tornando-se o primeiro mato-grossense em uma competição internacional. O time foi eliminado pela Chapecoense, vencendo a primeira partida em Cuiabá por 1 a 0, e na volta foi derrotado pelo placar de 3 a 1.

Em 2019 a história se repetiu; mesmo estado, mesmo estádio, só que com outro rival. Na segunda final de Copa Verde o Cuiabá enfrentou o Paysandu (Papão). E se tem Dourado em final, o roteiro é daqueles.

Jogando em casa na partida de ida o Cuiabá foi derrotado por 1 a 0, e mais uma vez se viu na obrigação de reverter o resultado.

O Auriverde viajou para o Pará em busca do jogo perfeito. A partida foi de muita marcação e poucas oportunidades para ambas as equipes. E quando tudo pareceria se encaminhar para o 0 a 0, o Cuiabá conseguiu o gol que precisava e levou a disputa para os pênaltis.

Nas penalidades o Dourado foi mais competente e venceu por 5 x 4, conquistando assim o segundo título da competição nacional.

TÍTULOS

  • Campeão Mato-grossense 9 vezes:
    2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019.
  • Campeão da Copa Verde: 2015,2019
  • Campeão invicto da Copa Governador: 2010

SÉRIE B E ACESSO A PRIMEIRA DIVISÃO

No ano passado o Cuiabá disputou pela segunda vez a Série B do Brasileirão. A equipe encerrou sua participação na quarta colocação, garantindo a inédita vaga para a Série A.

A última participação de um clube de Mato Grosso na primeira divisão foi em 1986 com o Operário-VG. Na época todos os campeões estaduais disputavam o campeonato, essa é a primeira vez que um clube do estado chega a elite.

A primeira partida está marcada para o sábado (29), contra o Juventude-RS, jogo que será realizado na Arena Pantanal às 18h (horário local).

FINANÇAS E ESTRUTURA

Clube empresa, equilíbrio financeiro e centro de treinamento próprio. O Cuiabá é reconhecido por honrar seus compromissos, e pela gestão que dá suporte e direciona os investimentos pontuais do clube.

O CT conta com quartos, academia, piscinas, profissionais físicos e colaboradores que auxiliam na alimentação e desempenho dos atletas.

Esse ano o clube se reforçou com mais de dezessete atletas – nomes conhecidos no futebol nacional como: Walter, Jonathan Cafú; e Marllon (Corinthians); João Lucas e Pepê (Flamengo); Paulão (Fortaleza); Uendel e Guilherme Pato (Internacional); Clayson (Bahia) e Elton com passagens por Vasco, Corinthians, Flamengo e outros clubes.

Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Cuiabá, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook Instagram!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo