Basquete

Flamengo, Minas e Franca vencem e mantêm a ponta da tabela do NBB

Foto: Divulgação/Time Flamengo

Deu a lógica na noite de terça-feira (21) do NBB. Líderes do campeonato, Flamengo, Minas e Franca fizeram o dever de casa e mantiveram as primeiras colocações da tabela. As equipes estão com a presença confirmada na Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 15 e 22 de janeiro. O torneio reúne os oito melhores times do primeiro turno em um mata-mata e vale vaga direta para a próxima Champions League das Américas. Invicto na temporada, o Franca precisa vencer dois dos próximos três jogos para garantir a liderança do turno e o mando de quadra em todas as fases da competição.

FLAMENGO 91 X 74 FORTALEZA BASQUETE CEARENSE

No Maracanãzinho, o Flamengo bateu o Fortaleza com tranquilidade e conquistou mais uma vitória no NBB. A equipe rubro negra afirmou sua superioridade dentro de quadra, fez um grande segundo tempo e contou com ótima atuação de Tulio da Silva para construir o resultado que confirmou a presença na Copa Super 8 do ano que vem. Em segundo lugar na tabela, os cariocas ainda jogam em 2021. A partida é contra o Cerrado, fora, na noite de quinta-feira (30). O próximo compromisso dos cearenses é em casa diante do Rio Claro, na segunda-feira, 3 de janeiro.

O jogo começou movimentado no Rio de Janeiro. Os visitantes converteram os primeiros quatro pontos da partida, mas o Flamengo encaixou a marcação rapidamente. Com ótimo aproveitamento nas bolas de três e mais volume de jogo, os anfitriões se impuseram e fecharam o primeiro período 11 pontos na frente. Destaque para o início eletrizante dos americanos Brandon Robinson e Dar Tucker, além do sólido desempenho da defesa rubro negra, que anulou Morillo, principal arma do time cearense.

Com boa atuação de Mãozinha, cestinha do duelo, e as entradas de Pedro Teruel e Ansaloni, o Fortaleza melhorou e conseguiu pontuar mais que o time da casa no segundo período, chegando a diminuir a diferença para quatro pontos. No entanto, a força do elenco comandado por Gustavinho fez a diferença. Yago e Balbi desequilibraram na criação, Faverani anotou um duplo-duplo e Tulio da Silva fez a diferença. A defesa dos atuais campeões manteve a consistência no segundo tempo, os cearenses caíram de rendimento e o Flamengo matou o jogo. Mais uma vitória dos vice-líderes do NBB, que ainda sonham com o mando de quadra na Copa Super 8.

DESTAQUES DA PARTIDA:

Flamengo: Tulio da Silva (15 pontos, 5 rebotes e 2 assistências), Vitor Faverani (14 pontos e 10 rebotes) e Yago (10 pontos, 4 rebotes e 8 assistências)

Fortaleza BC: Mãozinha (17 pontos e 9 rebotes), Pedro Teruel (13 pontos, 4 rebotes e 3 assistências) e Ansaloni (10 pontos, 5 rebotes e 2 assistências)

MINAS 71 X 68 UNIFACISA

Com muita emoção e decisão nos últimos segundos, o Minas conseguiu bater o Unifacisa dentro de casa no último compromisso das equipes no ano. Foi a quinta vitória seguida no NBB e a sétima na temporada. Com o triunfo, os mineiros garantiram a vaga na Copa Super 8. O próximo confronto no NBB é contra o São Paulo, 4 de janeiro. Os campinenses recebem o Franca na noite anterior. 

A partida na Arena MTC começou muito travada e com marcação forte para os dois lados. Nos cinco minutos iniciais, o placar era de 4×4, pontuação baixíssima para um jogo de basquete. A primeira cesta de longa distância só caiu no último lance do primeiro período, no empate do Unifacisa com Kevin Crescenzi. O segundo quarto contou com muitas trocas de liderança e o clima começou a esquentar. Os principais jogadores do Minas estavam apagados e o americano Shaq Johnson foi o destaque da equipe. Até que Alexey resolveu aparecer: no estouro do cronômetro, o armador acertou a primeira bola de três do time e garantiu o empate na ida para o intervalo.

No segundo tempo, a partida ficou mais movimentada e as duas equipes se abriram. Alexey cresceu, fez a diferença na armação e os mineiros fecharam o terceiro período com seis pontos de vantagem. O último quarto começou quente e o time da casa chegou a abrir 10 de vantagem, mas o Unifacisa não desistiu do jogo e continuou na cola, sob o comando de Crescenzi, cestinha do confronto com 17 pontos. Em uma reta final eletrizante, Gerson virou o jogo para os visitantes em uma cravada espetacular com menos de 30 segundos no cronômetro. No entanto, a noite era do Minas. Apagada até então, a estrela de Gui Deodato brilhou: em um lance muito difícil, o ala arrumou um espaço na zona morta para converter seu primeiro arremesso de três e garantir a vitória.  

DESTAQUES DA PARTIDA:

Minas: Alexey (15 pontos, 5 rebotes e 7 assistências), Renan Lenz (13 pontos e 4 rebotes) e Shaq Johnson (13 pontos e 3 rebotes)

Unifacisa: Kevin Crescenzi (17 pontos, 9 rebotes e 2 assistências), Antonio (15 pontos, 4 rebotes e 4 assistências) e Gerson (10 pontos e 3 rebotes)

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

FRANCA 87 X 79 BRB/BRASÍLIA

A invencibilidade do Franca segue intacta no NBB. No duelo entre líder e lanterninha do torneio, o time da casa começou melhor e viu o Brasília endurecer a partida, mas conseguiu garantir a vitória e manter os 100% de aproveitamento. Com o resultado, os paulistas só precisam vencer mais dois dos três próximos confrontos para fechar o turno em primeiro lugar e confirmar o mando de quadra em todas as fases da Copa Super 8. O duelo fechou o ano de 2021 para as duas equipes.

O Franca fechou o primeiro período com nove pontos de vantagem mas, apesar do início imponente, a diferença entre os adversários na classificação não se refletiu dentro de quadra. Com grande atuação de Thomas, cestinha da noite com 24 pontos, o Brasília chegou a empatar a partida no segundo quarto e se manteve vivo até o final do jogo. No entanto, o time da casa contou com um triplo-duplo de Georginho, destaque do confronto, e ótimos desempenhos de Lucas Dias e Lucas Mariano para sair com o resultado positivo do Pedrocão. Com 13 vitórias em 13 partidas disputadas, a equipe paulista visita o Franca, 3 de janeiro, no primeiro compromisso de 2022. Os brasilienses só jogam dia 9, em casa, contra o Unifacisa.

DESTAQUES DA PARTIDA:

Franca: Georginho (18 pontos, 12 rebotes e 10 assistências), Lucas Dias (21 pontos, 3 rebotes e 3 assistências) e Lucas Mariano (18 pontos e 7 rebotes)

BRB/Brasília: Thomas (24 pontos, 9 rebotes e 2 assistências), Ronald (15 pontos e 8 rebotes) e Rojas (9 pontos e 3 assistências)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo