Flamengo

Flamengo possui média de mais de 15 faltas por partida em 2023

MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE

O números de faltas cometidas pelo Flamengo no clássico contra o Fluminense, nesta última terça, foi motivo de polêmica. O duelo contou com 26 infrações no total, sendo 21 do time rubro-negro, que não recebeu nenhum cartão durante os 90 minutos. No entanto, os números mostram que a quantidade de faltas não foge da média da elite do futebol brasileiro.

+ Flamengo de Sampaoli incomoda, mas Fluminense de Diniz suporta pressão

+ Valor da condenação do Flamengo em dívida com Marcelo Cirino muda após anulação de sentença; entenda

De acordo com o “Espião Estatístico”, a média de faltas cometidas entre as equipes da Séria A que disputam a Copa do Brasil e o Brasileirão é de 15,1 por partida. Juntando os dois torneios, o Palmeiras é o time que lidera o ranking, com 147 faltas em oito jogos, enquanto o Grêmio é o time mais “limpo”, com 11 por partida. O Flamengo ocupa a nona colocação do quesito.

Veja o ranking por média de faltas:

1- Palmeiras (18,4 faltas)

2- Bahia (18,0 faltas)

3- Red Bull Bragantino (17,3 faltas)

4- América-MG (16,9 faltas)

5- Coritiba (16,9 faltas)

6- Goiás (16,3 faltas)

7- Vasco (16,1 faltas)

8- Santos (15,8 faltas)

9- Flamengo (15,4 faltas)

10- Atlético-MG (15,4 faltas)

11- Cruzeiro (15,1 faltas)

12- São Paulo (14,9 faltas)

13- Botafogo (14,5 faltas)

14- Fortaleza (14,4 faltas)

15- Athletico (14,1 faltas)

16- Corinthians (14,0 faltas)

17- Cuiabá (13,4 faltas)

18- Internacional (13,0 faltas)

19- Fluminense (11,3 faltas)

20- Grêmio (11,0 faltas)

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Neste cenário, os números mostram que a quantidade de faltas cometidas pelo Flamengo não fugiram tanto da média. Para efeito de comparação, a atual edição do Campeonato Brasileiro contou com 14 partidas em que um time fez pelo menos 21 faltas. O recorde, inclusive, é do próprio Palmeiras, que parou o jogo 29 vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Goiás.

Além disso, outros quatro clubes do Campeonato Brasileiro cometeram 21 ou mais faltas na Copa do Brasil. Além do Flamengo, Botafogo, Coritiba e Bahia também ultrapassaram o número na atual edição da competição. O Coxa, inclusive, aparece duas vezes, com 25 faltas contra o Humaitá e 21 contra o Criciúma.

O Flamengo usou as faltas com o objetivo de parar a saída de bola do Fluminense quando saía da pressão rubro-negra. A estratégia foi comentada pelo zagueiro Léo Pereira após o jogo na zona mista do Maracanã:

– Para mim, que sou zagueiro, posso falar um pouco… eu vou para tirar a bola. Se não tirar a bola, eu tenho que fazer a falta. É isso que tenho na cabeça, e hoje a gente foi bem definido que a gente tinha que roubar a bola e, se não roubasse, a gente tentava fazer a falta. Quando a gente joga contra outras equipes é assim também. Então hoje a gente falou: “Já que os adversários usam isso contra a gente, tem que usar também” – disse o defensor.

Por outro lado, o Fluminense, rival do Fla nas oitavas, cometeu o menor número de faltas na temporada no clássico diante do Flamengo. Muito por conta do estilo de ter a bola na maior parte do jogo, o time de Fernando Diniz só fica atrás do Grêmio no ranking.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo