O Flamengo segue a sua preparação para o clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21:30, no Maracanã. Maior vencedor da história do Campeonato Carioca, o Mengão tem 37 títulos, 4 a mais que o rival Fluminense, que conquistou 33 taças.
Nos últimos 10 anos a equipe da Gávea ergueu o troféu em 5 oportunidades (2014, 2017, 2019, 2020 e 2021) e foi vice-campeão outras três vezes (2013, 2022, 2023), ou seja, são 8 finais em 10 campeonatos disputados.
Nas duas últimas edições o Flamengo acabou perdendo o título para o Fluminense, que não era campeão desde 2012.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Com um ano de 2023 para esquecer, já que disputou 7 competições ao longo do ano e não conseguiu vencer nenhuma delas (foi vice-campeão do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-americana), o time rubro-negro buscar iniciar 2024 com título.
Por isso a importância de uma vitória no clássico. Atualmente o Flamengo é o sexto colocado na Taça Guanabara, com 9 pontos ganhos em 5 partidas disputadas. Caso vença a partida, alcançará os 12 pontos e a vice-liderança momentânea da competição.
Flamengo e Botafogo se enfrentaram apenas uma vez na edição do ano passado. Vitória do Rubro-Negro por 1 a 0, gol de Matheus Gonçalves. O Alvinegro terminou em quinto lugar na Taça Guanabara e não conseguiu chegar à fase final do torneio, disputando, portanto, a Taça Rio.
Lembrando que a Taça Guanabara é uma competição de pontos corridas em que os 4 primeiros colocados se classificam para a fase final. Já para a Taça Rio, classificam-se aqueles que terminarem entre a quinta e a oitava colocação. O último colocado, que no momento é o Audax, será rebaixado para a Série A2.