Fluminense

Fluminense surpreende e ‘mata’ fantasmas em noite de classificação histórica na Libertadores

Foto: Christian Alvarenga/Getty Images

Técnico do Fluminense, Diniz repete escalação do primeiro jogo, é efetivo e consegue vaga histórica para semifinal da Libertadores

Foto: Christian Alvarenga/Getty Images

Novamente o técnico Fernando Diniz, do Fluminense, deu uma aula de futebol para conquistar a tão sonhada vaga para semifinal da Copa Libertadores. Durante a semana, a dúvida na escalação era: Martinelli, Lima ou John Kennedy. Muitos apostariam nos jogadores de meio-campo para povoar o setor e tentar impedir os ataques do Olimpia, porém Diniz simplesmente repetiu a escalação que utilizou no Maracanã. E novamente teve êxito e carimbou a vaga tão sonhada.

+ Classificado, Diniz vai projeta próximo adversário do Fluminense: “O Inter é um grande adversário”

De acordo com Diniz, a equipe comandada por Arce iria ser mais agressiva e como o treinador já tinha dito na semana passada que “iria usar e abusar da bola aérea”. Os paraguaios tentaram, porém teve dificuldades.

– Foi um jogo em que a gente tinha um plano tático diferente, porque a gente sabia que embora fossem os mesmos jogadores, a postura deles aqui seria bem mais agressiva. Eles iam pressionar um pouco mais alto. Iam colocar mais jogadores ali na linha de frente. Tinha uma perspectiva até de jogarem com dois atacantes, que aconteceu no segundo tempo. Estávamos muito preparados e treinados para as bolas aéreas. Tentamos evitar ao máximo, mesmo assim eles tiveram algumas chances, mas conseguimos neutralizar a maioria – explicou o treinador.

Com este avanço do Olimpia, houve espaços no ataque para que John Kennedy ou Cano chegassem livre para marcar, como aconteceu no primeiro gol ainda no primeiro tempo. Após expulsão de Cardozo, o jogo se abriu e o Flu conseguiu utilizar de melhor: troca de passes e velocidades. E Cano marcou o segundo e terceiro gol para se isolar na artilharia da competição.

Além disso, Arias e Keno trocando várias vezes de posições para tentar criar espaços. O time de Diniz não mudou seu estilo de jogar, mas as funções dos jogadores foram diferentes.

Exorcizou fantasmas

Com a vitória por 3 a 1, o Tricolor matou três fantasmas de uma vez só. Depois de 15 anos, o clube volta a estar entre os quatro melhores da competição. A última vez foi em 2008, quando acabou sendo vice-campeão após perder para a LDU na grande decisão.

Além disso, um tabu de 15 anos, a vitória do Fluminense contra o Olimpia encerrou o jejum jogando fora de casa. O time de Fernando Diniz não vencia há 11 partidas como visitante. Por fim, passou pelo próprio Olimpia, que era uma pedra no sapato da equipe. O Flu foi eliminado na temporada passada pelos paraguaios nos pênaltis e também 2013.

Semifinal brasileira

Agora, o Fluminense enfrenta o Internacional na fase da competição. O Tricolor já com esquema mais consolidado por ser favorecido, mas o Colorado vem crescendo com a competição junto ao astro Enner Valencia e pode dificultar. Será um duelo interessante de acompanhar, especialmente pelos estilos de Diniz e Coudet.

As semifinais da Copa Libertadores serão disputadas nas semanas do dia 27 de setembro e do dia 4 de outubro. O Tricolor encara o Internacional. A primeira partida será no Maracanã, e a decisão é no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo