Fluminense

Fluminense x Olimpia: jogo da Libertadores pode ser ‘barrado’ do Maracanã?

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Situação do gramado após jogo entre Vasco e Atlético-MG preocupa o Fluminense para a partida pela Libertadores, nesta quinta-feira

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

As condições do gramado do Maracanã preocupam de fato o Fluminense para o jogo contra o Olimpia, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores. E antes do duelo, a Conmebol assumirá o estádio, nesta terça-feira, para analisar o campo. O que acontece se o campo não estiver em condições ideais? O Esporte News Mundo tira as dúvidas.

+ Leia as notícias do Fluminense

O que acontece caso o gramado não esteja em condições?

Não! A Conmebol não pode interditar o Maracanã. Segundo o artigo 4.3.1.2, recomendação pode ser feita sobre uma mudança no mando de campo, mas o Fluminense também poderia ser multado.

Baseado no artigo 4.2.1.1, os clubes podem solicitar uma transferência de suas partidas, mas alguns protocolos devem ser seguidos. Em caso de uma mudança para atuar dentro de um raio de 50 km da cidade do jogo de origem, o Fluminense teria que ter feito esse pedido com até 10 dias de antecedência. Caso o raio de distância seja maior, o Tricolor deveria ter feito o pedido com até 15 dias de antecedência.

A entidade, por sua vez, também aceita mudanças de locais de jogos em casos excepcionais, como seria o do Tricolor. No entanto, uma série de trâmites também teriam que ser cumpridos.

– Caso a CONMEBOL autorize excepcionalmente pedidos de transferência de partidas que não cumpram com o prazo estabelecido nos itens I) e II), será devido o Pagamento de uma taxa à CONMEBOL de pelo menos USD 7.000 para cobrir custos operacionais relativos à mudança do lugar da partida, logística e eventual visita de inspeção e pagamentos adicionais referentes à produção de TV; bem como os gastos adicionais nos quais o Clube Visitante tenha incorrido em consequência de tal modificação. Nesse caso, os clubes visitantes deverão solicitar, em um prazo peremptório de 30 dias contados a partir do dia seguinte à data estipulada, para a partida à Unidade Disciplinar, a compensação pelos gastos adicionais incorridos. Após o vencimento desse prazo, prescreve a possibilidade de solicitação pelo clube.

Logística complicada…

Apesar disso, um fator que dificulta a mudança é que Fluminense já vendeu todos os ingressos para o duelo contra o Olimpia. Alterar a logística para os torcedores de último hora seria muito complicado, o que renderia ainda mais reclamações.

Flamengo pode ser multado

Recentemente, a Conmebol abriu um Expediente Disciplinar contra o Flamengo por conta do estado do gramado nas oitavas de final, o que pode resultar em uma multa para o Rubro-Negro. E o mesmo pode acontecer com o Tricolor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo