Mais Esportes

Fofão estreia como técnica no Sul-Americano sub-17: ‘Processo de construção muito bom’

Fofão comanda a Seleção feminina sub-17 no Campeonato Sul-Americano
(Maurício Val/FV Imagens/CBV)

O Brasil estreia no Campeonato Sul-Americano sub-17 nessa quarta-feira (27), em Lima, no Peru, buscando a classificação para o Campeonato Mundial da categoria no ano que vem. A competição vai ser a estreia de Fofão como treinadora. A campeã olímpica em Pequim 2008 foi admitida em fevereiro e faz parte da nova política da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) que desde 2022 visa implantar mulheres nas seleções; atualmente seis mulheres ocupam cargos nas comissões técnicas das categorias sub-17, sub-19 e sub-21.

As primeiras convocações de Fofão foram feitas em abril, tendo sido convocadas 56 jogadoras ao todo, e a preparação para o Campeonato Sul-Americano sub-17 começou em maio, com sete blocos de treinamentos, sendo seis no CT de Saquarema e um intercâmbio em Campo Verde (MT).

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

– Foi um processo de construção muito bom. Formamos uma seleção a partir de um grupo grande, reunimos informações, fizemos observações em competições, tudo isso nos deu embasamento para formar a equipe. Um trabalho minucioso para podermos escolher as que achávamos as mais prontas para estarem aqui. É uma equipe muito jovem, mas que mostrou evolução ao longo do período que estivemos juntos, o que me dá muito orgulho. Elas estão encarando toda esta experiência como atletas de seleção – disse Fofão para a assessoria da CBV.

O Brasil caiu no grupo B ao lado de Chile, Equador e Colômbia, e do outro lado estão Argentina, Peru e Bolívia. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a semifinal. A estreia brasileira vai ser nessa quarta (27) contra o Chile e na sequência enfrenta Equador e Colômbia, na quinta (28), e sexta (29), respectivamente. As três melhores seleções do Campeonato Sul-Americano garantem vaga no Campeonato Mundial do próximo ano.

+ Confira a tabela de jogos do Brasil no Pré-Olímpico masculino de vôlei

Fofão analisou o caminho pelo título sul-americano e salientou a importância de terminar a fase de classificação em primeiro lugar do grupo para pegar um adversário mais tranquilo na semifinal.

– O que sabemos do cenário, os adversários mais complicados estão na outra chave, que são Peru e Argentina, então nossa responsabilidade é sair em primeiro no nosso grupo. Temos que entrar com seriedade contra qualquer equipe, quero que o nosso time entre forte em todos os jogos seja qual for o adversário – declarou.

Tabela de jogos do Brasil no Campeonato Sul-Americano sub-17:

  • 27/9 (Quarta) – 20h – Brasil x Chile
  • 28/9 (Quinta) – 18h – Brasil x Equador
  • 29/9 (Sexta) – 18h – Brasil x Colômbia

Fofão relacionou as levantadoras Maria Eduarda e Mariana Silva, as opostas Heloísa e Vallentina, as centrais Kamilla, Maria Luiza, Mari Cortês e Mariana Gaviolle, as ponteiras Eduarda Zeni, Gabrielly, Laura e Mayara Sales, e as líberos Júlia e Sophia para a disputa do Campeonato Sul-Americano em Lima, no Peru.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo