13/10/2019: de acordo com o portal Transfermarkt, essa é a data da última partida em que Daniel Alves atuou pela Seleção Brasileira. De lá para cá, um ano e dez dias se passaram com a seleção canarinho disputando quatro partidas. Na primeira, derrota para a Argentina por 1 a 0. Nas três seguintes, vitórias contra Coréia do Sul, por 3 a 0, Bolívia, 5 a 0, e Peru, por 4 a 2.
Fora da lista de Tite para as quatro primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Qatar, Daniel Alves tem oscilado bons e maus momentos com a camisa do São Paulo. Muitas vezes jogando como meio-campista, o veterano de 37 anos tem dado espaço para que outros atletas da posição mostrem serviço. É o caso de Gabriel Menino, que, mesmo atuando como volante na maioria dos jogos do Palmeiras, recebeu a segunda oportunidade nesta sexta-feira (23).
Por ser considerado uma das principais lideranças técnicas e de personalidade da Seleção Brasileira dos últimos anos, Daniel Alves vestiu a braçadeira de capitão em diversos jogos após a Copa de 2018. Os números não mentem: ao todo, Tite já convocou o experiente jogador em 12 oportunidades. No segundo semestre de 2019, por exemplo, Dani só não entrou em campo na derrota contra o Peru, por 1 a 0.
Quem entra em seu lugar?
Para o lugar de Daniel Alves, que estará com 39 anos na próxima Copa do Mundo, Tite tem apostado em diferentes nomes. Com 11 convocações, o lateral corintiano Fagner tem sido um dos prediletos do treinador gaúcho. Eles trabalharam juntos no time de Parque São Jorge. Na sequência, aparecem Danilo, com nove convocações, e Fabinho, com oito.
Em campo, todos eles têm a difícil missão de substituir Dani Alves à altura. De acordo com as informações coletadas pela ESPN, o jogador, nesta sexta-feira (23), chegou a comunicar a comissão técnica comandada por Fernando Diniz que pretende voltar a atuar pela lateral-direita do time são-paulino.
O motivo, claro, teria sido a não-convocação para a Seleção Brasileira, já que, diferentemente da última vez, em que foi poupado por lesão, Daniel Alves ficou de fora por opção e convicção da comissão de Tite.
Pelo São Paulo, Daniel Alves deve voltar a campo às 20h30 deste domingo (25). A partida marcará o jogo de volta da Copa do Brasil, competição que o tricolor empatou com o Fortaleza no jogo de ida pelo placar de 3 x 3.