Fortaleza

Fortaleza enfrenta um piauiense pela quarta vez na Copa do Brasil

Fortaleza estreia na Copa do Brasil contra um rival piauiense pela quarta vez. (Foto: Lucas Emanuel/AGIF)

Fortaleza começa sua campanha na Copa do Brasil contra o Fluminense-PI, o quarto piauiense a enfrentar o Leão na competição.

(Foto: Lucas Emanuel/AGIF)

Na última terça-feira (30), a CBF sorteou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2024. Entrando na primeira fase pela primeira vez desde 2021, o Fortaleza tenta superar a campanha daquele ano, quando chegou à semifinal da competição pela primeira vez. A caminhada deste ano vai começar contra um adversário nordestino, o Fluminense-PI, fora de casa. Na primeira fase, os clubes com maior ranking jogam fora de casa, em partida única, e têm a vantagem do empate.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok.

Apesar de cruzar o caminho do Fluminense-PI pela primeira vez na história, enfrentar um rival do Piauí não é novidade pro Tricolor na principal competição de mata-mata do país. Em 2000, o Fortaleza enfrentou o 4 de Julho na primeira fase e teve muitas dificuldades. Na partida de ida, fora de casa, Clodoaldo marcou, mas o Leão foi derrotado por 2×1. Na volta, o Baixinho marcou duas vezes e o Fortaleza venceu por 3×1, avançando pra segunda fase. O Tricolor acabou sendo eliminado pelo Maranhão-MA, logo no confronto seguinte.

12 anos depois, o Fortaleza voltou a cruzar a divisa e encontrou o Comercial-PI, na primeira fase da Copa do Brasil de 2012. No Albertão, em Teresina, o Tricolor chegou a abrir 3×0 ainda no primeiro tempo, com gols de Rômulo e Cléo (2x). Jonas descontou pro time da casa antes do intervalo. O regulamento daquele ano previa que, se o time visitante vencesse por dois gols de diferença, o jogo da volta não aconteceria. Paulinho marcou aos 40 do segundo tempo e deu vida aos piauienses. O gol, no entanto, só serviu pra adiar a eliminação. No Presidente Vargas, Jailson marcou três vezes e classificou o Fortaleza. O Tricolor ainda passaria pelo Naútico, antes de cair pro Grêmio, nas oitavas.

Em 2015, mais uma vez na primeira fase, o Fortaleza enfrentou outra equipe do Piauí. O sorteio colocou River-PI no caminho Tricolor e o fim foi o mesmo que das outras duas vezes. Duas vitórias por vantagem mínima e classificação Tricolor. Também no Albertão, o Fortaleza venceu com um gol de Cássio, na partida de ida. Na volta, no Castelão, Tinga e Lúcio Maranhão marcaram pro Leão e Fabinho descontou pro Galo. O Fortaleza acabou sendo eliminado na fase seguinte, depois de empatar no agregado contra o Coritiba e cair nos pênaltis.

+ Fortaleza chega a vinte goleadas com Vojvoda

O confronto entre Fluminense-PI e Fortaleza deve acontecer na semana do dia 21 de fevereiro, no Estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão, mas a CBF ainda confirmará a data. Até lá, o Leão ainda tem confrontos pelo Campeonato Cearense e pela Copa do Nordeste, onde o Tricolor estreia neste sábado (3), contra o América-RN, na Arena Castelão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo