Fortaleza

Fortaleza estreia na temporada de 2024

Fortaleza encerra preparação pra primeira partida da temporada. (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Fortaleza começa 2024 com os pés no chão, mas com potencial pra superar últimos anos nos âmbitos regional, nacional e continental.

(Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Depois de 45 dias, o Fortaleza vai voltar a entrar em campo num jogo oficial. Com apenas alguns dias de pré-temporada, depois de um ano muito movimentado em 2023, o time de Juan Pablo Vojvoda vai estrear no Campeonato Cearense neste sábado (20). Indo pro quarto ano com o treinador argentino no comando e com o clube cada vez mais estruturado, a expectativa Tricolor é de mais um ano com sucesso dentro e fora de campo.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok.

O Fortaleza chega pra este novo ano querendo superar o anterior. Em 2023, o Tricolor só comemorou o título do Campeonato Cearense, o quinto consecutivo, e teve um ano de altos e baixos. Na Copa do Nordeste, o Leão acabou caindo na semifinal, contra o maior rival Ceará, mesmo sendo favorito pra conquista do título regional. Na Copa do Brasil, avançou até às oitavas de final, onde parou no Palmeiras, que era um dos times a serem batidos na competição. O ano ainda teve uma eliminação precoce na Libertadores, ainda na fase preliminar, contra o Cerro Porteño-PAR, depois de duas derrotas.

A queda na principal competição continental, no entanto, se tornou numa belíssima campanha na Copa Sul-Americana. “Caindo” pra fase de grupos da Sula, o Leão foi líder, teve um dos melhores desempenhos e chegou à final, contra a LDU-EQU, sendo derrotado apenas nos pênaltis. Depois de uma queda de desempenho vertiginosa no Brasileirão – influenciada pela campanha na competição internacional -, após um primeiro turno muito forte, o time arrancou no fim pra conseguir outra classificação à Sul-Americana, com o 10º lugar.

Internamente, o Fortaleza segue pregando o discurso mais humilde. O principal objetivo do clube, segundo o CEO Marcelo Paz, é o hexacampeonato cearense, feito que seria inédito do estado, e uma semifinal de Copa do Nordeste. No segundo semestre, as metas são mais pé no chão ainda. Mesmo com ótimas campanhas nos últimos Campeonatos Brasileiros, a intenção é de se manter na Série A pra 2025. Na Copa do Brasil, o alvo é chegar nas oitavas. Na Sul-Americana, quartas de final seria motivo de comemoração.

Pra cumprir os objetivos de 2024, o Fortaleza se movimentou pouco no mercado, mas manteve a base do ano passado. Até o momento, apenas quatro jogadores foram anunciados pelo Tricolor. Moisés, atacante que havia deixado o clube no meio do ano passado, retornou do Cruz Azul-MEX e segue como xodó da torcida. O goleiro Santos (Flamengo), o meia Luquinhas (New York Red Bull-EUA) e o zagueiro Tomás Cardona (Defensa y Justicia-ARG), também chegam pra reforçar o elenco Tricolor. O clube ainda trabalha por mais aquisições nessa janela de transferência.

+ Fortaleza no Campeonato Cearense: como foram as últimas estreias

Até lá, o Fortaleza vai com o que tem e já tem um elenco forte o suficiente pra repetir o ano passado, no mínimo. O primeiro desafio do Leão é na Arena Castelão, neste sábado (20), na abertura do Campeonato Cearense, contra o Horizonte. A bola rola às 16h40, horário de Brasília, e o Fortaleza vai tentar quebrar um tabu de cinco jogos seguidos com derrota contra o Galo do Tabuleiro pra começar o ano com o pé direito.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo