Fortaleza

Fortaleza no Campeonato Cearense: como foram as últimas estreias

Penta consecutivo, Fortaleza estreia no Campeonato Cearense mirando o hexa. (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)

Fortaleza estreia no Campeonato Cearense neste sábado (20), contra o Horizonte, buscando o sexto título consecutivo da competição.

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)

O Fortaleza está na fase final de preparação para a sua estreia na temporada de 2024. Neste sábado (20), o Tricolor do Pici enfrenta o Horizonte, campeão da segunda divisão, na primeira rodada do Campeonato Cearense, na Arena Castelão. O time de Juan Pablo Vojvoda chega para a competição como principal favorito e atual pentacampeão consecutivo. Contra a equipe da região metropolitana, o Leão tenta repetir o desempenho das últimas cinco estreias, quando começou vencendo seu primeiro jogo.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok.

Em 2019, no ano do primeiro título dessa sequência, o Campeonato Cearense tinha um regulamento diferente do atual. Oito times faziam parte da primeira fase e se enfrentavam em turno único. Após sete rodadas, os dois últimos eram rebaixados e o restante avançava à segunda fase, onde Fortaleza e Ceará esperavam. Mais uma vez, os oito clubes se enfrentavam em turno único e os quatro melhores se classificavam pras semifinais, em jogos de ida e volta com os times de melhor campanha decidindo a segunda partida em casa. Os vencedores da semi se encontravam na final.

Naquele campeonato, o Fortaleza tentava quebrar a sequência de títulos do maior rival, Ceará, que vinha de um bicampeonato dominante. O Tricolor estreou contra o Barbalha, na Arena Castelão, e venceu sem dificuldades, por 3×1. Tinga, o único remanescente daquele time titular, marcou o primeiro gol da partida, aos 26 minutos do primeiro tempo. Júnior Santos e Éderson completaram o placar pro Leão. Mesmo terminando em segundo na segunda fase, o Fortaleza eliminou o Guarany de Sobral na semifinal e venceu os dois jogos da decisão contra o Ceará pra conquistar seu 42º título.

Em 2020, o regulamento foi o mesmo, mas o Fortaleza foi mais dominante. Líder da segunda fase com seis vitórias e apenas uma derrota para o Ferroviário, o time comandado novamente por Rogério Ceni estreou com uma vitória simples contra o Caucaia, por 1×0. Édson Cariús marcou já nos acréscimos pra garantir os três pontos no Estádio Presidente Vargas. O Fortaleza repetiria o caminho do último ano e eliminaria o Guarany de Sobral na semi, antes de vencer o Ceará nas duas partidas da final.

+ Fortaleza anuncia contratação de Tomás Cardona

No ano seguinte, o Fortaleza começou sua campanha no Cearense com uma vitória por 2×0 contra o Atlético Cearense, com gols de Róbson e David e com Enderson Moreira como treinador. Ainda na segunda fase do estadual, Enderson deu lugar a Juan Pablo Vojvoda e o argentino carregou o time ao seu primeiro título pelo clube, o terceiro seguido do Fortaleza no Campeonato Cearense. Líder da “fase de grupos”, o Fortaleza atropelou o Atlético por 6×0 na semifinal e, com o regulamento embaixo do braço, empatou com o Ceará na final por 0x0 e garantiu o título por ter melhor campanha.

Por conta do calendário cheio dos dois principais times do estado, o Campeonato Cearense de 2022 teve um regulamento diferente. Ceará e Fortaleza entravam direto nas quartas de final, enquanto oito clubes disputavam a primeira fase em turnos de ida e volta. Os dois melhores iam pra semi, terceiro e quarto encontravam os dois gigantes nas quartas e os dois últimos eram rebaixados. Estreando contra o Pacajus, na primeira partida das quartas, o Fortaleza venceu com um gol de Titi, no segundo tempo. O Tricolor massacrou o Pacajus na volta, por 5×0, venceu o Ferroviário na semi por 3×1 no agregado e goleou o Caucaia na decisão por 4×0 pra levantar o tetra.

Em 2023, o regulamento mudou novamente e vai ser repetido em 24. Dois grupos com cinco clubes e cada time fará cinco jogos na primeira fase, enfrentando as equipes do outro grupo. O líder de cada grupo avança direto pras semis, enquanto segundos e terceiros se enfrentam nas quartas de final. Os dois piores de cada chave jogam um quadrangular contra o rebaixamento, onde dois caem. Com gols de Yago Pikachu e Pedro Rocha, o Fortaleza estreou em 23 com uma vitória sobre o Iguatu, por 2×0. Líder do grupo B, o Tricolor eliminou o Ferroviário na semifinal com um 5×1 no agregado e e arrancou um empate na segunda partida da final contra o Ceará, no fim do jogo, pra vencer por 4×3 no agregado e garantir o quinto título seguido.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo