Fortaleza

Fortaleza tem o pior início de Brasileirão dos últimos anos

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

A derrota do Fortaleza na última quarta-feira para o Ceará deixou a situação ainda mais complicada para a sequência do Campeonato Brasileiro. Perder um clássico já é difícil em qualquer circunstância, ainda mais contra o maior rival da história e com sua torcida no estádio.

Porém, a derrota doeu ainda mais porque deixou o Leão com apenas dois pontos conquistados de 24 disputados, em oito rodadas. Com isso, o Fortaleza confirma o pior início dos últimos dez anos na competição após oito partidas, e um dos piores de toda a história.

PIORES CAMPANHAS DO BRASILEIRÃO APÓS OITO RODADAS

  • 2013 – Portuguesa (3 pontos)
  • 2014 – Coritiba (4 pontos)
  • 2015 – Vasco (3 pontos)
  • 2016 – América-MG (5 pontos)
  • 2017 – Avaí (5 pontos)
  • 2018 – Paraná (3 pontos)
  • 2019 – Avaí (4 pontos)
  • 2020 – Goiás (4 pontos)
  • 2021 – Chapecoense (4 pontos)
  • 2022 – Fortaleza (2 pontos)

Todos esses times tiveram campanhas ruins no começo, e apenas o Coritiba (2014) se salvou do rebaixamento. De resto, todos caíram para a segunda divisão, com América-MG (2016), Paraná (2018), Avaí (2019) e Chapecoense (2021) ostentando a pior campanha geral.

Outro exemplo de inícios ruins é após seis rodadas disputadas, que possui um número maior de times que sofreram com isso. Os mais notáveis desses exemplos aconteceram no último campeonato, com América-MG e Grêmio. A equipe mineira fez dois pontos e ainda conseguiu se classificar para a Libertadores. Enquanto isso, o Tricolor Gaúcho não se recuperou e caiu para a 2ª divisão.

Contudo, após seis rodadas, entre 2020 e 2014, apenas Sport (2020), Athletico-PR (2017) e Chapecoense (2014) ficaram na primeira divisão. Nesse mesmo período, outras sete equipes não conseguiram escapar após o início ruim.

A temporada 2022 do Fortaleza

Antes de começar o ano, todos sabiam que seria a mais importante da história do Tricolor do Pici. Essa é a primeira vez que o clube disputaria a Copa Libertadores, após ter feito uma campanha histórica no último Brasileirão. Além disso, voltaria com mais respeito e força para todas as outras competições que ainda disputaria.

Chegando na metade do ano, com uma média de oito a nove jogos por mês, o Fortaleza consegue se desdobrar em todas as competições, com exceção dos pontos corridos. O time de Juan Pablo Vojvoda conquistou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, avançou na Copa do Brasil sem dificuldades e está nas oitavas de final da Libertadores. Porém, a situação no torneio nacional se complica ainda mais a cada rodada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo