Lutas

Frankie Edgar deverá fazer aposentadoria do MMA em luta no UFC 282

Reprodução/Instagram

Uma das maiores lendas da história do MMA tem data para aquela que pode ser a última luta de sua carreira. Frankie Edgar tem luta marcada para o dia 12 de novembro, no UFC 281, contra Chris Gutierrez, no Madison Square Garden, em Nova York.

A ESPN americana informou em seu site sobre a luta, confirmada posteriormente pelo MMAFighting. Segundo declaração do próprio Edgar, esta será a sua última luta de sua longeva carreira a menos que ‘alguém comece a ficar falando por aí’.

LEIA TAMBÉM

+ Vivi Araújo fala em ‘soltar a fera’ em luta contra Alexa Grasso no UFC

Se tal duelo se confirmar, será o final de uma trajetória iniciada em 2005, em competições de MMA ‘underground’ no estado de Nova York (onde o MMA era proibido até 2016). Seis vitórias em suas seis primeiras lutas levaram ‘The Answer’ ao Ultimate, com vitória sobre Tyson Griffin em sua estreia, em 2007.

Desde esta luta, Frankie Edgar nunca mais deixou o UFC, lutando em três divisões diferentes (peso-leve, pena e galo). O ponto mais alto de sua carreira foi em 2010, quando conquistou o cinturão dos leves ao derrotar B.J. Penn, que se converteria num de seus maiores rivais, tendo enfrentado e vencido o havaiano por três vezes.

Edgar defendeu o cinturão dos leves contra Penn e Gray Maynard (por duas vezes, a primeira luta deu empate e venceu a segunda) até cair para Benson Henderson, em 2012. Ele perderia a revanche pouco tempo depois e decidiu descer para o peso-pena, onde se estabeleceria como um dos maiores nomes da divisão dos 66kg do Ultimate.

E sua estreia na nova divisão foi contra o campeão desta, José Aldo, perdendo o duelo contra o brasileiro. Logo faria uma boa sequência de vitórias, derrotando gente como Charles do Bronx, B.J. Penn, Urijah Faber e Chad Mendes antes de cair de novo para o manauara, em 2016, no UFC 200, pelo título interino. ‘The Answer’, a partir dali, passaria a alternar vitórias e derrotas, conseguindo ter a chance de lutar pelo cinturão dos penas pela terceira vez em 2019, perdendo para Max Holloway.

O final da trajetória do lutador pelo UFC foi na categoria dos galos, tendo estreado com vitória sobre o brasileiro Pedro Munhoz, mas sendo derrotado por Cory Sandhagen e Marlon Vera em suas duas últimas lutas pela organização. E agora tentará encerrar sua carreira buscando vencer um lutador que tenta se estabelecer na categoria.

Chris Gutierrez venceu suas sete últimas lutas pelo Ultimate, a mais recente delas sobre Danaa Batgerel O lutador é um dos mais promissores do peso-galo e aposta para se tornar um futuro candidato a brigar pelo cinturão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo