Negócios

Fred tem que melhorar ou corre o risco de não participar da Copa do Mundo

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Foram alguns anos difíceis para Fred desde que o jogador foi contratado pelo Manchester United. Muitas vezes mal aproveitada quando se tem oportunidade de atuar e ter uma sequência de jogos, a carreira do brasileiro tem sido irregular desde que foi contratado por José Mourinho do Shakhtar Donetsk no verão de 2018 – os Red Devils desembolsaram £47 milhões.

Desde a saída de Mourinho, Ole Gunnar Solskjær entrou e estabilizou a situação. Apesar de ter se destacado como uma força na lateral ao lado de Scott McTominay ou Nemanja Matić, os torcedores do United têm clamado por um novo meio-campista defensor a ser conttatado durante a próxima janela de transferência, sem nenhuma das opções consideradas adequadas pelos torcedores do Old Trafford.

Enquanto o Brasil está no meio de uma série invicta nas eliminatórias para a Copa do Mundo, tendo recentemente registrado duas vitórias contra a Venezuela e o Uruguai, enquanto também empatou com uma boa seleção da Colômbia, Fred tem lutado internamente. A maioria dos jogos em que o United entra são favoritos nas aposta esportivas, portanto, quando começou a cair na tabela da Premier League, muitos dedos foram apontados na direção de Fred, embora de forma bastante nem sempre justa.

Fred demonstrou que, quando joga no sistema certo, ele pode crescer. Tite conseguiu o melhor de si no Brasil ao colocá-lo com Fabinho em um 4-2-3-1. Dado seu tamanho e falta de atributos físicos, colocando Fred ao lado de um meio-campista mais experiente e mais natural em Fabinho, que também joga como defensor solitário para seu clube e em um sistema que vê muita posse de bola, significa que Fred pode ter menos responsabilidade defensiva e oferecer mais com seu variado alcance de passes e criatividade. Basta olhar a assistência que ele deu durante a recente Data Fifa para decifrar que no United ele está claramente sem confiança e sendo mal aproveitado.

Então, onde isso deixa seu futuro em Old Trafford? No momento, Fred está lutando porque foi encarregado de jogar como um meio-campista de reserva, cuja função é romper os contra-ataques adversários e depois passar a bola rapidamente para os jogadores ofensivos do United, mas vimos na equipe brasileira que ele é muito mais adequado para um papel mais avançado. Ele deixa seu futuro no ar, com Solskjær já demonstrando sua vontade de largar jogadores e usá-los esporadicamente durante sua permanência no banco de reservas do United – a contratação de Donny van de Beek nos vem à mente.

Em termos de desempenho, Fred tem que fazer mais para ser selecionado quando o torneio do próximo ano chegar. Tite claramente pensa muito bem nele e a forma como Neymar mudou sua posição para desempenhar um papel livre atrás do atacante, será importante ter um outro meio-campista entre os titulares para dar apoio quando as partidas se tornarem cautelosas. No entanto, o Brasil tem alguns dos melhores jogadores e ainda há mais um ano para que alguém novo surja e assuma essa posição. Resta ao Fred considerar suas opções para o futuro.

O Brasil tem uma chance muito boa de ir longe na Copa do Mundo e sua forma os mantém em boa posição com a maioria das probabilidades de apostas em esportes. Eles parecem ter chances de vencer seus jogos de Eliminatórias restantes e terminar invictos, mas certamente haverá perguntas sobre o envolvimento de Fred caso o jogador de 28 anos continue a ter um desempenho abaixo da média.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo