O futebol feminino está ao rubro com o aumento do reconhecimento das marcas e do público. Quebram-se recordes, escrevem-se páginas na história, e gera-se muita expectativa sobre os próximos tempos, com o Campeonato do Mundo Feminino de 2023 ao virar da esquina.
Campeonato do Mundo Feminino 2023
Em 2023 terá lugar o Campeonato do Mundo Feminino da FIFA. O evento, que vai estar dividido pela Austrália e Nova Zelândia, começa dia 20 de Julho e está já a atrair a atenção do público.
As principais casas de apostas já estão preparadas para o favoritismo dos Estados Unidos e da Inglaterra. Mas a Alemanha, Suécia, França e Espanha são também seleções a ter em atenção quando o sorteio for realizado em Auckland, Nova Zelândia.
Com a participação de 32 seleções femininas, este será o maior campeonato do mundo feminino desde o início do torneio, em 1991. Com tantos países envolvidos, os olhos do mundo do futebol vão estar certamente atentos às novidades do sorteio.
Em Julho deste ano, na final do torneio Europeu Feminino, entre Inglaterra e Alemanha, em Wembley, 87.192 espectadores viram Inglaterra triunfar, um número recorde quer para um campeonato europeu masculino quer para um campeonato europeu feminino.
O futebol feminino está a crescer rapidamente na sua popularidade, mas algumas nações estão ainda a dar os primeiros passos. Filipinas, Marrocos, República da Irlanda, Vietname e Zâmbia estarão presentes pela primeira vez no Mundial de 2023.
Estão ainda por decidir nos play-offs quem estará nos três lugares restantes para o maior evento desportivo feminino do mundo.
Atletas distinguidas
A liga feminina está também cada vez mais competitiva. Prova disso são os diversos prémios que têm vindo a surgir para reconhecer o talento destas atletas que dão tanto em campo como os seus colegas masculinos. A alemã Jule Brand foi a primeira vencedora do Golden Girl, prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport à melhor futebolista sub-21 do ano.
Fifa 23 Aposta na Liga dos Campeões Feminina
No decorrer do evento Women’s Football Summit, a EA SPORTS anunciou o Starting XI Fund, um fundo para fazer crescer o futebol feminino. Este investimento será de 11 milhões de dólares, e incorpora investimentos no jogo, liga, clube e atletas. Além disso, anunciou que em 2023 vai financiar um programa de estágios de futebol feminino.
Por último, foi anunciada uma parceria com a UEFA Women’s Champions League. O que significa que o jogo FIFA 23 contará com a fase eliminatória da UWCL, com clubes como Juventus Women, Real Madrid Femenino, Chelsea Women, Manchester City Women, Olympique Lyonnais Féminin, Paris Saint-Germain Féminine e muito mais. Este é um passo importante para o futebol feminino e para as suas atletas.
Conclusão
Adivinham-se tempos interessantes para o futebol feminino. Vale a pena estar atento aos desenvolvimentos nas diferentes ligas e campeonato do mundo, porque com a popularidade está a crescer também a qualidade das equipas, das exibições e das atletas, e isso torna tudo mais aliciante.