Cruzeiro

Gabriel Araújo, primeiro medalhista paralímpico do Brasil em Tóquio, é torcedor do Cruzeiro

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Na última terça-feira (24), em uma cerimônia marcada por inclusão e momentos marcantes, a Paralímpiada de Tóquio 2020 foi oficialmente inaugurada. E não demorou muito para a delegação brasileira garantir a primeira medalha, que veio com o nadador Gabriel Araújo, na madrugada desta quarta-feira (25), na modalidade 100m costas, da classe S2.

Mineiro, Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, de 19 anos de idade, é torcedor assumido do Cruzeiro, tem Focomelia (uma anomalia congênita que impede a formação normal de braços e pernas) e começou a disputar o esporte paralímpico em 2015, quando observado por um professor de educação física foi perguntado se gostaria de competir. A nível de competição, entretanto, o atleta começou a se destacar apenas no Parapan de Lima, no Peru, em 2019, quando conquistou cinco medalhas (dois ouros, uma prata e dois bronzes).

Veja também: Brasil vence atual campeã Paralímpica, Lituânia, na estreia do Goalball masculino

Inclusive, em 2017, aos 15 anos, Gabriel Araújo fez uma visita à Toca da Raposa, centro de treinamento do Cruzeiro. Na oportunidade, o nadador, que competia apenas a nível nacional, descreveu o dia como uma grande motivação para buscar seus objetivos. Confira o que foi dito:

— “Foi uma experiência única. Estar aqui com os meus grandes ídolos, com o Fábio, que sou muito fã, não tenho palavras para descrever. Essa visita me trará forças para vencer novos desafios.

Na ocasião, Gabriel Araújo conheceu de perto o goleiro Fábio, o volante Henrique e o ex-zagueiro Léo. / Foto: Divulgação/Cruzeiro
Na ocasião, Gabriel Araújo conheceu de perto o goleiro Fábio, o volante Henrique e o ex-zagueiro Léo. / Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Após o primeiro dia de competições, o Time Brasil tem quatro medalhas (um ouro, uma prata e um bronze) e ocupa o sétimo lugar no quadro de medalhas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo