A temporada de 2023 tem sido histórica para as categorias de base do Goiás. Pela primeira vez desde 2014, quando a Federação Goiana de Futebol começou a organizar campeonatos estaduais sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, o esmeraldino conseguiu chegar à final de todas as categorias.
A decisão do Sub-13 já aconteceu nessa quarta-feira (28) e terminou com o título do Verdão sobre o Vila Nova, pelo placar agregado de 7 a 2. Já na final do Sub-20, a Esmeraldino venceu o Trindade na final por 3 a 0.
Os demais confrontos decisivos ocorrerão nos próximos dias. enquanto o campeão do Sub-15 e do Sub-17 serão conhecidos nos dias 30 de junho e 5 de julho, respectivamente. O adversário, em ambos os duelos, será o Atlético-GO.
“Quando assumimos a base do Goiás, em março de 2022, sabíamos que havia muita coisa a ser feita, e que, principalmente nesse setor, os resultados não aparecem da noite para o dia. Apanhamos muito ano passado, mas seguimos convictos de que os processos estavam sendo feitos da maneira correta e que colheríamos o fruto a médio prazo”, detalha Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do Goiás.
Além do bom desempenho nos torneios do estado, o Goiás também havia feito boa campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Sub-20), no início do ano, chegando às semifinais da competição.
“O ano de 2023 já começou com esse excelente trabalho na Copinha, onde fomos o terceiro colocado, com a segunda melhor campanha da história. Agora, no campeonato goiano, pela primeira vez, conseguimos colocar as quatro categorias nas finais da competição. É mérito de todos os jogadores, comissão técnica, corpo multidisciplinar e funcionários, que atuam com tanta competência e amor no cotidiano do clube”, finalizou Pinheiro.