A Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023 definiu, nesta quarta-feira (26), as primeiras seleções que irão disputar as oitavas de final da competição realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Espanha e Japão, ambas do Grupo C, são duas das 16 seleções que vão seguir em busca do título mundial. A definição de hispânicas e nipônicas na próxima fase ocorreu após as seleções vencerem seus jogos na segunda rodada.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Mais cedo, o Japão teve desempenho absoluto e venceu a Costa Rica por 2 a 0. Hikaru Naomoto e Aoba Fujino marcaram os gols ainda no primeiro tempo, em duelo realizado no Estádio Forsyth Barr, em Dunedin/NZL. Mas a classificação japonesa dependeria do fato da Espanha pontuar contra Zâmbia. A zebra não poderia aparecer e não apareceu. Em partida disputada no Eden Park, em Auckland/NZL, as espanholas também confirmaram o favoritismo e golearam a equipe africana por 5 a 0. Teresa Abelleira, Jennifer Hermoso (duas vezes) e Alba Redondo (duas vezes) sacramentaram a definição da chave.
Os resultados definem a boa qualidade técnica e preparação das seleções, que somam seis pontos. Ambas estão invictas com duas vitórias em dois jogos e ainda não sofreram gols. Na classificação atual, a Espanha ocupa o primeiro lugar por causa do saldo de gols (8 a 7). A definição das posições virá na última rodada, a ser disputada às 4 da manhã da próxima segunda-feira (31), quando Japão e Espanha irão se enfrentar no Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL, com a necessidade nipônica de vencer para terminar no primeiro lugar.
Simultaneamente, Costa Rica e Zâmbia se enfrentam para se despedir do torneio no Estádio Waikato, em Hamilton/NZL. Nas oitavas de final, Espanha e Japão irão enfrentar os times classificados do Grupo A, composto por Nova Zelândia (anfitriã do torneio), Noruega, Filipinas e Suíça.