Automobilismo

GP da Áustria, em Red Bull Ring, tem promessa de domínio da Red Bull

Max Verstappen é o maior vencedor do GP da Áustria na Fórmula 1, e as expectativas são de que o piloto some mais uma neste domingo, 10.

Foto: Divulgação / Red Bull Racing

A Fórmula 1 neste fim de semana foi à casa da Red Bull no calendário da temporada. O circuito de Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, recebe mais uma vez a categoria e deve ter seus “donos” como favoritos na corrida do domingo, 10. Max Verstappen já venceu a corrida sprint e espera ter novo sucesso nos pontos cheios da corrida principal, para aumentar ainda mais a vantagem para Charles Leclerc.

Torcida holandesa no Red Bull Ring dominou o fim de semana (Divulgação / Red Bull Racing)

O GP da Áustria é um dos fins de semana que recebe a corrida sprint. Ela define, no sábado, como fica o grid da corrida de domingo, substituindo a sessão clássica de classificação. O formato do qualy é transportado pra sexta-feira, que mostra como será o grid da corrida de sábado. Apesar de holandês, o piloto da casa é definitivamente Max Verstappen, que já aproveitou ao máximo até o sábado: foi pole na sexta, e venceu no sábado.

Além disso, a expectativa é de mais um ótimo resultado no domingo. Apesar da pressão de Sainz e Leclerc na primeira volta da corrida sprint, as 23 voltas da sessão foram tranquilas para o campeão mundial e atual líder do Campeonato de Pilotos, sem sofrer qualquer perigo. Enquanto Verstappen não precisou se defender, as Ferraris chegaram a disputar posição em momentos da prova.

Como se não fosse o bastante a ótima atuação do número 1 do grid, Sergio Perez também recuperou sem fim de semana. O mexicano da Red Bull teve sua volta rápida cancelada na sexta-feira e largou em 13º, mas conseguiu um heroico sexto lugar, aumentando as chances de pontos para a equipe austríaca no domingo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Além de aumentar sua vantagem no Campeonato de Pilotos, Max Verstappen também é o maior vencedor do traçado. Mesmo sem considerar o GP da Estíria, quando o traçado da Red Bull Ring era disputado duas vezes na temporada, Verstappen é o líder de vitórias em Spielberg, com três vitórias. Em segundo lugar, vários pilotos já venceram duas vezes: Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Nico Rosberg, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton.

Outro ponto que deve ser destaque no domingo, considerando as sessões de classificação e as corridas não só da Fórmula 1, mas também da Fórmula 2 e 3, são os limites de traçado da pista. O circuito austríaco tem como característica curvas rápidas e, em vários pontos, com saídas de curvas em que os pilotos aproveitam ao máximo a zebra. Assim, além de tempos de voltas cancelados nas classificações, as punições podem ser fatores decisivos na corrida do domingo.

A largada do GP da Áustria está marcada para as 10h, horário de Brasília. Verstappen chega no domingo com 189 pontos, 38 a frente de seu companheiro de Red Bull, Sergio Perez. Charles Leclerc e Carlos Sainz seguem com 145 e 133 pontos respectivamente. Já no Campeonato de Construtores, a Ferrari segue perseguindo a Red Bull, que lidera com 340 pontos, enquanto os italianos somaram 278.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo