Automobilismo

Circuito de alta velocidade e com retas longas coloca Red Bull como força a ser batida no GP do Azerbaijão

Foto: Divulgação/Oracle Red Bull Racing

Depois de dois fins de semana de corrida seguidos em que a Ferrari dominou (e mesmo assim saiu sem a vitória) o cenário finalmente aponta a Red Bull como favorita, dessa vez para o GP do Azerbaijão.

                 

A Ferrari conseguiu cravar a pole position com Charles Leclerc, é verdade. Contudo, esse desempenho não pode ser considerado como um baile da marca italiana.

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O primeiro ponto a ser levado em consideração para explicar o favoritismo da Red Bull são as características do circuito de Baku. O palco do GP do Azerbaijão tem sim os seus pontos de baixa velocidade – mais precisamente no segundo setor – que favorecem muito o carro da Ferrari. Inclusive foi ali o diferencial para Leclerc coseguir a posição de honra hoje.

No entanto, outro elemento muito presente nessa pista de rua são os trechos de alta velocidade. Além das curvas rápidas no final do terceiro setor, o circuito de Baku tem a reta mais longa do calendário com incríveis 2,2 km, onde a equipe austríaca chegou a registrar 340 km/h contra 335 km/h da esquadra de Maranello.

Essa é uma pista com característica bem similar é a da Arábia Saudita – uma das mais rápidas do calendário – e de Ímola – que tem os seus trechos rápidos. Tanto que nesses dois GPs a Red Bull dominou a classificação e venceu a corrida.

E considerando os resultados mostrados nos treinos do GP do Azerbaijão, é bem provável que aconteça uma nova vitória dos taurinos. O time dos energéticos dominou dois dos três Treinos Livres e, durante a classificação, liderou o Q1 e o Q2. No Q3 a posição de honra escapou, é verdade, mas muito disso foi por causa do desempenho de Charles Leclerc, que além de ter um carro competitivo, é um dos melhores pilotos do grid em classificação. Essa combinação fez o monegasco tirar uma volta mágica da cartola para cravar a pole position com vantagem de 0,2s em relação a Sergio Pérez.

Mas as coisas não são decididas no sábado, e de acordo com o ditado popular: “treino é treino, jogo é jogo”, e o que importa mesmo é a corrida.

Outro elemento importantíssimo para vencer o GP do Azerbaijão é o gerenciamento de pneus, algo que tem assombrado bastante a Ferrari ao longo do ano. Tanto que o desgaste excessivo da borracha dianteira esquerda foi outro ponto que contribuiu para a derrota de Leclerc na corrida Sprint em Ímola. Na entrevista pós classificação em Baku, o monegasco disse que esse é um ponto que ele e a Ferrari precisam saber trabalhar se quiserem vencer.

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— Você controlar o desgaste de pneus é muito importante aqui e esse é um ponto em que temos que tomar bastante cuidado. Em Mônaco a gente não conseguiu ver direito como reagiamos quanto a isso, mas acho que aqui a gente consegue dar um passo a frente e acho que amanhã vai ser bem interessante.

Então, se quiser vencer, é nesse ponto que o time italiano deve focar. Afinal, se o desgaste excessivo de pneus vier a acontecer, a queda de performance será grande nas curvas de baixa velocidade, trecho em que a Ferrari tem conseguido se impor sobre a Red Bull

A largada em Baku para o GP do Azerbaijão está marcada para as 8h, horário de Brasília, neste domingo, 12.

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