Esportes olímpicos

Grã-Bretanha conquista a primeira medalha de ouro do revezamento misto do triatlo; Estados Unidos e França completam o pódio

Foto: World Triathlon / Twitter

A Grã-Bretanha venceu a prova do revezamento misto do triatlo e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os Estados Unidos ficaram com a prata e a França com o bronze. A final disputada no Parque da Marina de Odaiba, na noite desta sexta-feira (30) – início da manhã no Japão, foi a primeira da categoria no programa olímpico.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Nas regras do revezamento misto, cada equipe é formada por dois homens e duas mulheres, que fazem as três modalidades – natação, ciclismo e corrida – na seguindo a ordem mulher-homem-mulher-homem. Os competidores e as competidoras fazem um circuito de 300m de natação, 6.8 Km de bicicleta e 2 Km de corrida, em quatro “pernas” de prova.

1ª PERNA

País tradicional no triatlo com quatro medalhas olímpicas, a Grã-Bretanha iniciou bem a competição com o melhor tempo da natação na primeira perna: 3:40 minutos. A Holanda fechou a primeira parcial em 2º lugar, seguida por Estados Unidos (3º) e Austrália na 4ª colocação.

No ciclismo, a atleta britânica conseguiu manter a ponta nas duas voltas pelo circuito, mas não abriu grande vantagem das demais competidoras. Os Estados Unidos foram ultrapassados pela Alemanha, que assumiu a vice-liderança da prova, e pela Holanda (3º) – caiu uma posição em relação a parcial da natação – e terminaram em 4º lugar.  

Na corrida, a atleta americana conseguiu se recuperar e assumiu a ponta do revezamento. A britânica caiu para a 3ª colocação, enquanto a representante alemã subiu para o 2º lugar. A Holanda manteve a 4ª posição no momento da transição para a segunda perna da prova.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

2ª PERNA

As quatro primeiras colocadas na perna anterior mantiveram o ritmo também nesta etapa. Ao longo da natação, do ciclismo e da corrida houve muitas mudanças de posição entre Alemanha, Estados Unidos , Grã-Bretanha e Holanda.

Na parcial da corrida, no entanto, o atleta britânico acelerou o ritmo e abriu uma boa vantagem para o competidor dos Estados Unidos, que aparecia na 2ª colocação. A Grã-Bretanha fez a transição para a 3ª perna na liderança com o tempo de 41:19 min, seguido pelos americanos, holandeses e alemães, respectivamente.

3ª PERNA

A segunda metade do revezamento misto começou com uma surpresa na primeira parcial. A França, uma das favoritas à medalha, não vinha bem na prova, mas conseguiu uma ótima recuperação e chegou em 3º lugar na natação. Grã-Bretanha e Estados Unidos mantinham a ponta e a Alemanha se sustentava na 4ª colocação.

Ao final do ciclismo nova mudança na classificação. Dessa vez, a Bélgica apareceu na 4ª colocação e a atleta alemã fechou a parcial em 3º, enquanto que a França voltou ao 5º lugar.

A emoção voltou à prova na última transição. Já em vantagem, os britânicos e americanos faziam uma disputa a parte, mas franceses, belgas e holandeses brigavam pelas 3ª e 4ª colocações. Na última parcial, melhor para a França e Holanda que fecharam a 3ª perna ainda com chances de conquistar uma medalha.

4ª PERNA

Na última parte da prova, o atleta francês imprimiu um ritmo muito forte na natação e, principalmente, na corrida. Apesar de virar em 3º após sair da água, ele conseguiu liderar a segunda metade do ciclismo. O britânico conseguiu se recuperar e reassumiu a liderança da prova no início da corrida.

A França acabou perdendo o fôlego e foi ultrapassada pelo competidor americano. Os metros finais do revezamento se alteraram e os britânicos conquistaram a primeira medalha do revezamento misto do triatlo na história dos Jogos Olímpicos. A equipe americana administrou a 2ª colocação e levou a medalha de prata. Tricampeã mundial, a França terminou na 3ª posição e ficou com o bronze.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo