Basquete

Gregg Popovich: O treinador com mais vitória na história da NBA

Gregg Popovich conquistou 1.336 vitórias como técnico do San Antonio Spurs, na vitória contra o Utah Jazz, nessa sexta-feira. Esse é o maior número de jogos que um técnico da NBA já venceu na história da liga.

Uma vitória por 104 a 102 sobre o Utah Jazz, garantiu a 1.336ª vitória da temporada regular do treinador de 73 anos, superando o recorde anterior de Don Nelson, amigo e mentor que ele serviu como assistente, enquanto esteve no Golden State Warriors, por duas temporadas. Em sua 26ª temporada e 2.030º jogo com os Spurs, o único time que ele já treinou, era apropriado que Popovich atingisse o marco sem precedentes.

“É apenas um testamento para um monte de gente. Algo assim não pertence a um indivíduo. Basquetebol é um esporte de equipe. Você prega aos seus jogadores que eles têm que fazer isso juntos e esse certamente tem sido o caso da minha vida com todos os jogadores e treinadores maravilhosos, a equipe com a qual fui abençoado, o apoio desta cidade maravilhosa. Os fãs nos apoiam não importa o que aconteça. Todos nós compartilhamos esse recorde. Não é meu. É nosso, aqui na cidade.” – Popovich, na noite dessa sexta feira, após quebrar o recorde.

Ele é o quarto treinador, desde o final da primeira temporada da NBA, a ficar no topo da lista de vitórias. Red Auerbach manteve a marca por cerca de meio século, seguido por Lenny Wilkens, seguido por Nelson e agora, Popovich.

“O irônico sobre isso é que Nelson me deu um emprego quando eu não tinha um, em 1992. Ele me contratou. Estar nesta posição, com o mesmo fôlego que ele, é, na minha opinião, indigno e bastante estranho, porque ele foi tão maravilhoso em salvar a minha família. Então, é irônico que eu esteja sentado aqui. nesta situação.” – Completou, Popovich.

A primeira passagem de Popovich em San Antonio terminou em 1992, trabalhando para Larry Brown, até que toda a comissão técnica foi demitida. Foi quando Popovich conseguiu um emprego como assistente no Golden State Warriors, trabalhando para Nelson por duas temporadas. Ele voltou aos Spurs em 1994 e assumiu o cargo de técnico em 1996. Os Spurs divulgaram um vídeo de Nelson após o jogo, parabenizando Popovich, a quem ele chamou de um de seus melhores amigos e dizendo o quanto está orgulhoso das conquistas de seu ex-assistente.

Don Nelson e Gregg Popovich, no comando dos Warriors, em 1992 – Foto: Reprodução/NBA

Popovich ganhou cinco campeonatos da NBA e 13 títulos de divisão. Foi recentemente nomeado um dos 15 maiores treinadores da história da liga. Ele treinou os membros da equipe do 75º aniversário da NBA, Robinson e Tim Duncan, os futuros membros do Hall da Fama, Manu Ginobili e Tony Parker, bem como profissionais que encontraram carreiras em San Antonio, como Danny Green e os atuais treinadores da NBA, Steve Kerr, Monty Williams, Ime Udoka e Doutor Rios.

Recado de Steve Kerr para Gregg Popovich.

Quando assumiu os Spurs, em 1996, Popovich os transformou em uma máquina vencedora de campeonatos, conquistando títulos em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. Ele levou os Spurs aos playoffs pela 22ª temporada consecutiva e foi eleito o treinador da NBA. Seu campeonato mais recente pode ter sido o mais doce, já que os Spurs vingaram uma derrota dolorosa para LeBron James e o Miami Heat na final de 2013. Esse também foi o título final de Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo