Grêmio

Grêmio precisa achar soluções para depender menos do individual

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Quem assistiu a partida de Grêmio e São Paulo no último domingo (14), percebeu que o tricolor gaúcho foi diferente em cada tempo. Muito se deve pela individualidade de alguns de seus jogadores, os quais transformam seu futebol para melhor.

Um dos casos mais vistos é Diego Souza. O atacante que chegou desacreditado, é o melhor jogador gremista, artilheiro do time com 28 gols na temporada. Maicon também entra nesta lista. Entretanto, o jogador não consegue ser tão mais decisivo por conta de seis problemas físicos. Ainda assim, o time é totalmente diferente com ele em campo e o próprio Renato admite isso.

– Quando perdemos o Maicon, parece que dá um apagão na equipe, e a gente sabe que o Maicon não vai poder jogar 90 minutos, jogar todos jogos. Temos que procurar treinar com um jogador no lugar do Maicon, pra a gente não sentir tanto a falta dele – disse.

O Grêmio tem substituto para Maicon?

Em parte, sim. Em quesito técnico, o que mais se aproxima das características é Darlan Mendes, o qual vem sendo preterido por Renato por Lucas Silva. Embora não venha dando certo, o técnico não abre mão da ideia por questão de força física.

Um erro. Até porque o meio de campo com Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre foi o que teve um dos melhores rendimentos no ano. Darlan, mesmo sendo menos experiente e mais baixo que Lucas Silva, entrega um controle de espaço e equilíbrio defensivo melhor que seu concorrente, além de possuir melhor saída de bola e construção ofensiva.

Contudo, Maicon ainda é indispensável hoje no Grêmio. Mesmo possuindo opções de qualidade, o atleta é a pedra fundamental do time, corrigindo erros, cobrando dos companheiros, além de sua qualidade técnica. Maicon representa ainda a mudança do que o tricolor gaúcho entende de futebol, sendo um time com mais posse e técnica, abrindo mão do jogo historicamente físico.

Por esses motivos, o clube necessita preparar o “próximo Maicon” para o time. O legado, a liderança e a parte técnica precisam se manter vivas dentro do time, para que não se perca a mentalidade vencedora e que encantou o Brasil há alguns anos.

Para saber tudo sobre o Grêmio siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo