Seleção Brasileira

Grupo da morte? Chave do Brasil não será fácil; veja a análise

Brasil copa do mundo
Photo by Buda Mendes/Getty Images

O grupo do Brasil na Copa do Mundo foi definido. Contra dois adversários já conhecidos do Mundial passado, Sérvia e Suíça, a Canarinho chega como favorita para a primeira colocação e a consequente classificação no grupo G. A outro rival é a seleção de Camarões.

No entanto, diferentemente de grande parte que aponta essas seleções sem histórico de grandes campanhas em Mundiais, o Brasil não deu sorte. Claro, estar no mesmo grupo da Alemanha e Holanda seriam confrontos mais desafiantes, mas não há espaço para menosprezo no futebol em 2022.

A Sérvia conta com alguns jogadores de destaque no futebol mundial, como Tadic – camisa 10 e principal nome do Ajax –, e Vlahovic, a mais nova estrela no Campeonato Italiano e que recentemente foi negociada à Juventus por 70 milhões de euros. Ainda, se classificou em primeiro no grupo das Eliminatórias que tinha Portugal.

Já a Suíça tem uma geração mais amadurecida em relação a Copa do Mundo passada. Nas Eliminatórias europeias, se classificou em primeiro e colocando a Itália, atual campeã da Eurocopa, na repescagem e que posteriormente viria a ser desclassificada. Em 2018, um empate difícil na estreia para o Brasil já mostrou que, fácil, o jogo não será.

Camarões passou pelas Eliminatórias com sobras em seu grupo e venceu a Argélia na prorrogação, com um gol no último lance. No entanto, não deve ser menosprezada, tendo em vista que tem grandes jogadores como Onana, do Ajax, e Choupo-Moting, do Bayern de Munique.

Favoritismo ao Brasil sempre há. Atual número 1 do ranking da Fifa e melhor campanha na história das Eliminatórias Sul-Americanas deixam o Brasil como postulante a primeira colocação. Mas o jogo deve ser jogado e o adversário respeitado.

Sobre grupo da morte, não acredito que o sorteio nos proporcionou essa situação para a Copa do Mundo. Mas, de fato, os adversários brasileiros são mais qualificados em relação aos demais. Um grupo com um favorito e outros países disputando, de forma acirrada, as duas vagas para as oitavas de final.

Acredito que o mais complicado, por níveis semelhantes, seja o grupo F. Croácia, Bélgica, Canadá e Marrocos tendem a fazer grandes jogos e deixar a vaga ainda mais complicada.

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo