Após uma temporada reduzida para 72 jogos, bem aquém do calendário tradicional, a NBA teve uma season emocionante com dois finalistas surpreendentes, tendo o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo campeão da NBA após 40 anos. E o que esperar da temporada 2021/2022? A equipe do Esporte News Mundo apresenta as projeções de cada equipe divididas nas seis divisões. Confira o que esperar de cada franquia da Divisão Sudeste!
ATLANTA HAWKS
A franquia da NBA conhecida atualmente como Atlanta Hawks foi criada em 1946, como o Buffalo Bisons. Porém, a equipe permaneceu apenas 38 dias em Buffalo, até que seus fundadores decidiram levá-la para Moline, no estado de Illinois. Em sua segunda sede, a franquia ainda recebeu o nome de Tri-Cities Blackhawks, representando as cidades de Rock Island e Moline, no estado de Illinois, e Davenport, em Iowa. Foi somente em 1968, quando Ben Kerner vendeu a franquia para Thomas Cousins e o ex-governador da Geórgia, Carl Sanders, que a equipe chegou à sua sede atual e passou a se chamar Atlanta Hawks.
Em sua trajetória na NBA, o Atlanta Hawks conquistou quatro títulos de conferência. A franquia foi campeã do Oeste em 1957, 1958, 1960 e 1961, quando ainda era o Saint Louis Hawks.
O Atlanta Hawks foi a grande sensação da temporada 2020/2021. A franquia treinada por Nate McMillan vem se reformulando há anos e no último ano teve o primeiro grande resultado, chegando as finais da Conferência Leste, sendo derrotado pelo Milwaukee Bucks por 4×2.
A equipe de Atlanta terminou a última temporada regular na 5° colocação com 41 vitórias e 31 derrotas, e foi comandada pelo grande armador Trae Young, que está amadurecendo cada vez mais o seu jogo durante sua carreira. A equipe manteve todos seus grandes jogadores para a próxima temporada e os coadjuvantes como John Collins, Kevin Huerter e De’Andre Hunter têm mostrado grande evolução e devem levar os Hawks ainda mais longe na tabela da Conferência Leste.
Quem chegou?
Delon Wright (Armador)
Timothe Luwawu-Cabarrot (Armador)
Gorgui Dieng (Pivô)
Jahlil Okafor (Pivô)
Quem saiu?
Kris Dunn (Armador)
Bruno Fernando (Ala-armador)
Tony Snell (Ala pivô)
Quem foi draftado?
Jalen Johnson (20° escolha)
Sharife Cooper (48° escolha)
Provável time titular:
PG: Trae Young
SG: Bogdan Bogdanovic
SF: Danilo Gallinari
PF: John Collins
C: Clint Capela
Técnico: Nate McMillan
Reservas de destaque: DeAndre Hunter, Cam Reddish, Kevin Huerter e Delon Wright
MIAMI HEAT
O Miami Heat foi criado em 1988, como uma franquia de expansão da NBA. Além do Heat, também foram criados Orlando Magic, Charlotte Hornets e Minnesota Timberwolves. A franquia da Flórida tem seis títulos de conferência em sua história. O Heat foi campeão do Leste em 2006 e durante quatro anos consecutivos entre 2011 e 2014, quando teve o big three, Dwyane Wade, Chris Bosh e LeBron James. O Miami Heat tem três títulos da NBA em sua história. A tradicional equipe foi campeã em 2006, 2012 e 2013. São também três vice-campeonatos.
Após uma temporada 2020-21 muito conturbada, o Miami Heat foi o 6° colocado na Conferência Leste com 40 vitórias e 32 derrotas com muitos altos e baixos, e nos playoffs, foi varrido na primeira rodada para o Milwaukee Bucks.
Após visíveis fragilidades da última temporada, o Miami Heat foi bastante agressivo na busca da melhora do elenco. Pat Riley foi cirúrgico e tinha como meta, contratar o armador Kyle Lowry, e teve sucesso. Outro grande reforço foi o de P.J. Tucker, que ajudará Bam Adebayo dentro do garrafão e num estalar de dedos, o Heat já é novamente um grande favorito ao título da Conferência Leste após se mexer bem na offseason.
Quem chegou?
Kyle Lowry (Armador)
Caleb Martin (Ala-armador)
Markieff Morris (Ala)
P.J. Tucker (Ala-pivô)
Quem saiu?
Goran Dragic (Armador)
Kendrick Nunn (Armador)
Trevor Ariza (Ala)
Andre Iguodala (Ala)
Nemanja Bjelica (Ala-pivô)
Precious Achiuwa (Ala-Pivô)
*A equipe não teve escolhas no último draft
Provável time titular:
PG: Kyle Lowry
SG: Duncan Robinson
SF: Jimmy Butler
PF: P.J. Tucker
C: Bam Adebayo
Técnico: Erik Spoelstra
Reservas de destaque: Tyler Herro, Markieff Morris e Victor Oladipo.
WASHINGTON WIZARDS
O Washington Wizards já carregou diferentes nomes ao longo de sua história. A franquia foi criada em 1961 como Chicago Packers, com sede em Chicago, Illinois, e foi renomeada para Chicago Zephyrs na temporada seguinte. Em 1963, eles se mudaram para Baltimore, no estado de Maryland, e se tornaram o Baltimore Bullets, levando o nome de uma equipe anterior de mesmo nome. Em 1973, se mudou para a capital com o nome de Capital Bullets e em 1997 se transformou em Wizards.
O Washington Wizards tem quatro títulos de conferência em sua história, todos nos anos 1970. A franquia foi campeã do Leste em 1971, 1975, 1978 e 1979. Os Wizards têm também um vice-campeonato em sua história, mas da Conferência Oeste. Em 1965, como Baltimore Bullets, foram derrotados pelo Los Angeles Lakers.
A última temporada da NBA para a franquia da capital foi surpreendente. Após a saída de John Wall e a chegada de Russell Westbrook, os Wizards foram puxados pelo “Mr. Triple-Double” e por Bradley Beal, levando a equipe à oitava colocação da Conferência Leste com 34 vitórias e 38 derrotas. Tiveram que passar pelo play-in antes de chegar aos playoffs, quando foi derrotado na primeira rodada para o Philadelphia 76ers por 4×1.
Na offseason, Russell Westbrook pediu para ser trocado para o Los Angeles Lakers, mas a franquia não queria qualquer negócio e conseguiu fazer boa negociação, além de ir atrás de bons agentes livres. A equipe se manteve competitiva e estará por mais uma temporada na briga por pós-temporada, comandada por seu franchise player, Bradley Beal.
Quem chegou?
Kentavious Caldwell-Pope (Ala-armador)
Montrezl Harrell (Pivô)
Spencer Dinwiddie (Armador)
Kyle Kuzma (Ala-pivô)
Jordan Goodwin (Ala-armador)
Aaron Holiday (Armador)
Quem saiu?
Russell Westbrook (Armador)
Alex Len (Pivô)
Ish Smith (Armador)
Robin Lopez (Pivô)
Garrison Mathews (Ala-armador)
Quem foi draftado?
Corey Kispert (15° escolha)
Provável time titular:
PG: Spencer Dinwiddie
SG: Bradley Beal
SF: Rui Hachimura
PF: Kyle Kuzma
C: Thomas Bryant
Técnico: Wes Unseld Jr.
Reservas de destaque: Kentavious Caldwell-Pope, Montrezl Harrell e Daniel Gafford
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
CHARLOTTE HORNETS
O Charlotte Hornets foi criado em 1988, mas a sua história envolve o surgimento de outra franquia e uma mudança de sede. Em 2002, o então dono dos Hornets, George Shinn, decidiu deixar a antiga sede da franquia e buscar uma nova casa. A escolha foi por Nova Orleans. E, assim, nasceu o New Orleans Hornets. Quando Shinn decidiu levar sua franquia para Nova Orleans, a NBA concedeu autorização para que Charlotte tivesse um novo time. O Charlotte Bobcats foi criado e passou a disputar a liga em 2004.
Já em 2013, o New Orleans Hornets mudou de nome, adotando New Orleans Pelicans em homenagem ao pássaro oficial do estado de Louisiana, o pelicano. Foi a partir dessa mudança de nome da equipe de Nova Orleans que ressurgiu o Charlotte Hornets. Um dos 15 times da Conferência Leste da NBA, os Hornets jamais chegaram à decisão de uma conferência.
Após saída de Kemba Walker, os Hornets começaram uma reformulação na busca do primeiro título da história da franquia. O time de Michael Jordan escolheu LaMelo Ball para ser seu franchise player e logo na sua temporada de rookie, já levou a equipe ao play-in, após a décima colocação da Conferência Leste com 33 vitórias e 39 derrotas.
A equipe da Carolina do Norte segue em reconstrução ao redor de LaMelo Ball e na evolução de coadjuvantes como P.J. Washington, Miles Bridges e Vernon Carey Jr. Além do experiente Gordon Hayward – que se estiver livre de lesões – para comandar os jovens jogadores da franquia da NBA.
Quem chegou?
Kelly Oubre Jr. (Ala)
Ish Smith (Armador)
Mason Plumlee (Pivô)
Quem saiu?
Devonte’ Graham (Armador)
Malik Monk (Ala-armador)
Bismarck Biyombo (Pivô)
Cody Zeller (Pivô)
Quem foi draftado?
James Bouknight (11° escolha)
Scottie Lewis (56° escolha)
Balsa Koprivica (57° escolha)
Provável time titular:
PG: LaMelo Ball
SG: Terry Rozier
SF: Gordon Hayward
PF: P.J. Washington
C: Mason Plumlee
Técnico: James Borrego
Reservas de destaque: Kelly Oubre Jr., Miles Bridges e Ish Smith
ORLANDO MAGIC
Como dito anteriormente, o Orlando Magic foi uma das equipes criadas no fim dos anos 80 e teve sua estreia na temporada 1988-89, o nome Magic foi escolhido em alusão aos parques temáticos que são a principal atração turística da cidade de Orlando. O Orlando Magic tem dois títulos de conferência em sua história. A franquia foi campeã do Leste em 1995 e 2009. Em 1995, o Magic eliminou Boston Celtics e Chicago Bulls, que contava com o retorno de Michael Jordan após uma rápida passagem pelo beisebol, antes de enfrentar o Indiana Pacers na final de conferência.
Já em 2009, o Orlando Magic tinha como sua principal estrela o pivô Dwight Howard. Na final de conferência, a equipe encarou o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, e venceu a série por 4 a 2. Além dos dois títulos de conferência, o Orlando Magic foi duas vezes vice-campeão do Leste.
Após uma temporada 2020-21 para esquecer, o Orlando Magic é mais uma equipe da Conferência Leste que está focada em uma reformulação no elenco, visando jovens jogadores via Draft. Na última season, a franquia da Flórida amargou a penúltima colocação do lado leste com 21 vitórias e 51 derrotas, ficando à frente somente do Detroit Pistons.
Ficou claro que a equipe de Orlando está buscando o tank na NBA ainda durante a última temporada, quando trocou o pivô Nikola Vucevic para o Chicago Bulls, sendo que o sérvio é um dos centrais com mais qualidade na liga e na negociação, recebeu duas picks de primeira rodada, além de um jovem em ascensão, o pivô Wendell Carter Jr.
Quem chegou?
Robin Lopez (Pivô)
E’Twaun Moore (Ala)
Quem saiu?
Chasson Randle (Armador)
James Ennis III (Ala)
Otto Porter Jr (Ala)
Quem foi draftado?
Jalen Suggs (5° escolha)
Franz Wagner (8° escolha)
Jason Preston (33° escolha)
Provável time titular:
PG: Markelle Fultz
SG: Gary Harris
SF: Terrence Ross
SF: Moritz Wagner
C: Wendell Carter Jr.
Técnico: Jamahl Mosley
A temporada 2021-22 terá início no próximo dia 19 de outubro e se estenderá até o dia 10 de abril. O torneio “play-in” foi mantido pela NBA e vai ser realizado entre 12 e 15 de abril. Já os playoffs começarão a ser disputados no dia 16. A grande decisão tem previsão para se iniciar em 2 de junho de 2022.