A temporada da NFL está prestes a começar e os fãs voltam todas as atenções para a grande liga de futebol americano. Um dos grandes times nos últimos anos, o Kansas City Chiefs é novamente candidato para chegar no Super Bowl. Por outro lado, a AFC Oeste tem Las Vegas Raiders, Los Angeles Chargers e Denver Broncos com condições de brigar por vaga para os playoffs. Confira a situação da divisão no Guia da temporada 2021/22 da NFL do Esporte News Mundo.
Denver Broncos
Um time histórico com uma torcida fanática, mas que há algum tempo não consegue reproduzir essas glórias em campo. Os Broncos sabem da sua importância para a NFL e vem buscando reverter isso. Denver nunca teve uma vida fácil e só começou a ter resultados expressivos a partir da metade dos anos 70. Com 10 aparições em finais da AFC, a franquia do Colorado perdeu apenas duas vezes.
Com a aquisição de Pat Bowlen em 1984, a franquia ganhou muito mais destaque e passou a ser mais frequente com a dinastia levantada por John Elway. O quarterback marcou época no Colorado pela precisão, o talento e a liderança da equipe não à toa que dois dos três títulos da franquia foram conquistados com o lendário jogador. Com a aposentadoria, um novo sucessor de respeito só viria acontecer no final dos anos 2000. Peyton Manning viria para depois de uma grande passagem por Indianapolis para fechar sua carreira em Denver com mais uma grande época, recordes, partidas memoráveis e o Super Bowl em 2015.
Desde então, as coisas não andam fáceis para os Broncos. Com a aposentadoria do novo ídolo, a franquia não voltou mais para os playoffs e tem sofrido com a ausência de boas temporadas e um quarterback que possa reconduzir o time as glórias do passado.
Uma das franquias mais tradicionais da NFL, o Denver Broncos inicia a temporada em busca de retomar o seu protagonismo na liga. Nos últimos anos, a equipe não conseguiu ter o mesmo desempenho e agora quer tentar reencontrar o caminho do sucesso com a grande chance de Vic Fangio ter um sucesso antes de um novo recomeço na franquia.
Ano de fundação: 1960
Estádio: Sports Autorithy Field at Mile High
Títulos: Três (1997, 1998 e 2015)
Denver na última temporada: 5-11
Expectativa para o novo ano: Briga pelo Wildcard
Jogadores chave: Bradley Chubb (OLB), Ronald Darby (CB), Melvin Gordon (RB), Jerry Jeudy (WR) e Justin Simmons (S).
Calendário:
- Giants (F)
- em Jaguars (F)
- x Jets (C)
- x Ravens (C)
- em Steelers (F)
- x Raiders (C)
- em Browns (F)
- x Washington (C)
- em Cowboys (F)
- x Eagles (C)
- x Chargers (C)
- em Chiefs (F)
- x Lions (C)
- x Bengals (C)
- em Raiders (F)
- em Chargers (F)
- x Chiefs (C)
Kansas City Chiefs
Um começo espetacular, mas anos duros de entender. Os Chiefs tiveram um início dos sonhos após a sua fundação com a conquista de três títulos em menos de 10 anos de existência. No entanto, a franquia acabou sofrendo demais com times pouco expressivos e que levaram ao hiato de 13 anos sem disputar os playoffs.
Nos anos 90, uma nova era trouxe Kansas City para os holofotes com boas campanhas, passagens importantes nos playoffs e até a disputa da final da AFC contra os Bills, em 1993. Desde a virada do século, a franquia conseguiu ser mais presente dentro da divisão, disputou mais do que anteriormente e passou a chamar atenção. Com a chegada de Alex Smith, os Chiefs voltaram a ter protagonismo e um dia muito mais apto a sonhar alto. Outro nome importante para virar a chave foi Andy Reid, treinador que vinha de bons trabalhos, mas ainda carecia de títulos.
Se as lesões minaram a continuidade de Smith em Kansas, um novo prodígio surgiu. Selecionado na 10ª escolha do Draft de 2017, Patrick Mahomes usou seu ano de calouro para aprender. O que aconteceu depois disso? Um quarterback histórico, que colocou o time em outro patamar, que em seu primeiro ano disputou a final de Conferência e esteve em dois Super Bowl consecutivos com uma vitória.
Ano de fundação: 1960
Estádio: Arrowhead Stadium
Títulos: Pré-Super Bowl (1962, 1966 e 1969) e Pós-Super Bowl (1969 e 2019)
Chiefs na última temporada: 14-2
Expectativa para o novo ano: Briga pelo Super Bowl
Jogadores chave: Patrick Mahomes (QB), Tyreek Hill (WR), Frank Clark (DE), Joe Thuney (OL) e Chris Jones (DT).
Calendário:
- x Browns (C)
- em Ravens (F)
- x Chargers (C)
- em Eagles (F)
- x Bills (C)
- em Washington (F)
- em Titans (F)
- x Giants (C)
- x Packers (C)
- em Raiders (F)
- x Cowboys (C)
- x Broncos (C)
- x Raiders (C)
- em Chargers (F)
- x Steelers (C)
- em Bengals (F)
- em Broncos (F)
Las Vegas Raiders
Um time histórico com grandes jogadores e que busca reviver as grandes glórias. Os Raiders colecionam ao longo de 60 anos muita tradição, jogadores lendários e títulos. Se a franquia teve muito êxito em seu começo em Oakland, os bons ventos continuaram soprando forte no início após a ida para Los Angeles, em 1982.
No entanto, a partir da metade dos anos 80 tudo mudou e a franquia começou a perder o brilho de outros tempos. Com campanhas medianas, os Raiders não tiveram o mesmo êxito e amargaram muitas temporadas sem chegar aos playoffs. Em 2002, o Super Bowl contra os Buccaneers marcariam o início de um longo hiato, que durou até 2016 sem chegar em pós-temporada. Entre idas e vindas, a equipe que voltou para Oakland em 1995, se mudou para Las Vegas em busca de tentar recuperar o prestígio, desta vez com Jon Gruden tentando fazer um time competitivo e aguerrido.
Ano de fundação: 1960
Estádio: Allegiant Stadium
Títulos: Pré-Super Bowl (1967) e Pós-Super Bowl (1976, 1980 e 1983)
Raiders na última temporada: 8-8
Expectativa para o novo ano: Briga pelo wildcard
Jogadores chave: Derek Carr (QB), Darren Waller (TE), KJ Wright (LB), Yannick Ngakoue (DE) e Corey Littleton (LB).
Calendário:
- x Ravens (C)
- em Steelers (F)
- x Dolphins (C)
- em Chargers (F)
- x Bears (C)
- em Broncos (F)
- x Eagles (C)
- em Giants (F)
- x Chiefs (C)
- x Bengals (C)
- em Cowboys (F)
- x Washington (C)
- em Chiefs (F)
- em Browns (F)
- x Broncos (C)
- em Colts (F)
- x Chargers (C)
Los Angeles Chargers
De campeão três anos após a fundação para um time que hoje luta para chegar aos Playoffs. Os Chargers buscam ainda encontrar um caminho que por muitas vezes pareceu definido em sua história. A franquia, que começou em San Diego, teve um êxito ainda na extinta American Football League, mas depois viveu com inconstâncias, times fracos. Apesar de ter contado com dois dos grandes quarterbacks do século, Los Angeles passou longe de ser uma franquia que disputasse títulos.
Com Drew Brees, os Chargers tiveram um início promissor, mas que não durou muito com a ida do quarterback para os Saints. Veio então o jovem Philip Rivers, que teve grandes exibições, fez o time ser mais competitivo e chegou em playoffs em algumas oportunidades. No entanto, a última década foi marcada por resultados ruins e pouco expressivos até dentro da divisão. Em nenhuma temporada, LA foi campeão da AFC Oeste e foi apenas duas vezes na pós-temporada, caindo em ambas no divisional round.
Após a saída de Rivers para os Colts, a franquia decidiu apostar em um fator novo. Com Justin Herbert fazendo um excelente ano como calouro, o time cria novas expectativas de que pode tentar um novo capítulo em sua história em busca de voos maiores.
Ano de fundação: 1960
Estádio: SoFi Stadium
Títulos: Pré-Super Bowl (1963)
Chargers na última temporada: 7-9
Expectativa para o novo ano: Briga por wildcard
Jogadores chave: Justin Herbert (QB), Keenan Allen (WR), Joey Bosa (OLB), Corey Linsley (C) e Rashawn Slater (T).
Calendário:
- em Washington (F)
- x Cowboys (C)
- em Chiefs (F)
- x Raiders (C)
- x Browns (C)
- em Ravens (F)
- x Patriots (C)
- em Eagles (F)
- x Vikings (C)
- x Steelers (C)
- em Broncos (F)
- em Bengals (F)
- x Giants (C)
- x Chiefs (C)
- em Texans (F)
- x Broncos (C)
- em Raiders (F)