A Holanda enfrentou a Bélgica, neste domingo (25), em Amsterdã, em jogo válido pela última rodada do grupo 4 da Nations League. Para os holandeses, qualquer resultado de empate ou vitória daria a classificação à próxima fase, enquanto os belgas teriam que vencer a partida por pelo menos três gols de diferença para avançar. No entanto, a Holanda fez valer o mando de campo e venceu por 1 a 0 com gol anotado por Van Dijk.
A primeira chance do jogo foi da Bélgica ainda antes dos cinco minutos. De Bruyne lançou Onana pela direita e o jogador cruzou rasteiro. Hazard chegou batendo, mas pegou por baixo e acabou jogando por cima do gol. Pouco depois, em recuperação de bola no ataque, Batshuayi tocou para De Bruyne e recebeu de volta. Mas o chute cruzado parou na defesa de Pasveer.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A Holanda só foi ter a sua primeira chance antes dos 20 minutos. Janssen avançou pelo meio e teve a chance de finalizar, mas acabou errando o alvo e mandou pra fora. O final do primeiro tempo, no entanto, teve apenas oportunidades da Bélgica, que não conseguiu abrir o placar. No primeiro lance, Castagne aproveitou corte errado de Dumfries e finalizou por cima.
Depois a oportunidade foi com Onana, que conseguiu avançar com liberdade, teve espaço para o chute e finalizou, mas o goleiro Pasveer novamente apareceu para fazer a defesa e garantir o empate sem gols na primeira etapa.
Na volta para o segundo tempo, a Bélgica voltou com duas mudanças. De Ketelaere e Carrasco entraram nos lugares de Carrasco e Batshuayi. No entanto, a primeira chance foi da Holanda quando Dumfries recebeu pela direita e bateu cruzado, mas Courtois deu um leve toque na bola e salvou o perigo.
A Bélgica só foi ter a primeira chance pouco antes dos 15 minutos, quando Kevin De Bruyne recebeu na entrada da área e buscou a finalização. Van Dijk travou na hora certa. A outra chance da equipe visitante veio aos 21, quando Kevin De Bruyne lançou na medida para Onana, que chegou finalizando, mas parou em boa defesa do goleiro Pasveer. A Holanda respondeu em ataque rápido de Bergwijn pela esquerda. O jogador conseguiu a finalização, mas Courtois defendeu.
Até que aos 28 veio o primeiro gol do jogo. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Dumfries encontrou Van Dijk na área e o defensor holandês cabeceou com categoria para abrir o placar: Holanda 1 a 0. Pouco depois, Bergwijn teve a oportunidade pela direita, mas o chute cruzado foi na rede pelo lado de fora. Da mesma maneira, a Bélgica perdeu uma tentativa de resposta em finalização de Castagne.
A Holanda ainda teve outras duas oportunidades, sendo a primeira com Klaassen, que recebeu de Gakpo e bateu cruzado para defesa de Courtois. Depois, Bergwijn recebeu na frente, tentou tirar o goleiro belga, mas Courtois novamente apareceu para defender. No último lance do jogo, o atacante Lukebakio, da Bélgica, ainda acertou a trave em finalização de bicicleta, não conseguindo evitar a derrota.
Com a vitória, a Holanda chegou a 16 pontos e se garantiu na fase final da Nations League. A Bélgica, com a derrota, permaneceu com 10 pontos e na segunda colocação. A equipe holandesa foi a única a passar toda a fase de grupos sem derrotas. Foram cinco vitórias e um empate. O próximo compromisso das seleções será apenas na Copa do Mundo.