Após alcançar a quinta colocação no ranking mundial do tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano foi apresentado nesta terça-feira ao Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia. O atleta verde-amarelo irá defender o clube na temporada 2021/22 da Champions League.
Hugo Calderano foi apresentado ao lado de Lin Yun-Ju, Taiwan, sexto colocado do ranking mundial e que também reforçará Orenburg nesta temporada.
– Orenburg é um time muito forte não só na Rússia, mas em toda a Europa. Lutarei para ajudar o clube a conquistar novos títulos-, afirmou o brasileiro.
Além deles, outros três atletas integram a equipe Russa: o alemão Dimitrij Ovtcharov (8º), o português Marcos Freitas (24º) e o russo Aleksandr Shibaev (87º).
– Estamos muito satisfeitos em contar com mais dois atletas do Top 10 no nosso clube. Estamos ansiosos para vê-los competindo por Orenburg-, disse o vice-presidente do clube, Viktor Andreev.
Nas últimas sete temporadas, Hugo defendeu o Liebherr Ochsenhausen, onde conquistou títulos da Liga Alemã e da Copa da Alemanha, ambos em 2019.
Estreia na Champions League
No Grupo B, da Champions League, o Orenburg irá encarar o Bogoria Grodzisk, da Polônia, Neu-Ulm, da Alemanha, e El Nino Praha, da República Tcheca.
O primeiro desafio de Hugo Calderano pela equipe russa será a segunda fase do torneio de tênis de mesa, já na primeira semana de novembro. Por ser um dos cabeças de chave, o Orenburg não disputa a etapa inicial.
Na fase de grupos, as duas primeiras equipes de cada chave avançam às quartas de final.
Hugo Calderano é o quinto do mundo do tênis de mesa
Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), divulgou a atualização do ranking mundial da modalidade e Hugo Calderano aparece pela primeira vez no Top 5. A marca nunca havia sido alçada por nenhum latino-americano antes.
O brasileiro que atualmente soma 8.464 pontos e subiu três posições no ranking. Está a menos de trezentos pontos do quarto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto (8.709), e abriu menos de cem pontos do, agora, sexto lugar, o taiwanês Lin Yun-Ju (8.375). O chinês Fan Zhendong é o líder, com 12.494.
Nas Olímpiadas de Tóquio 2021, Calderano também atingiu uma marca histórica ao chegou às quartas de final do tênis de mesa, algo inédito para o Brasil na modalidade.