Futebol Internacional

Investigação do Barcelona sobre ‘invasão alemã’ será divulgada nesta terça

FC BRACELONA - MIGUEL RUIZ/ PHOT BY CLUB
FC BARCELONA - MIGUEL RUIZ/ PHOT BY CLUB

O FC Barcelona abriu na semana passada uma investigação interna sobre a ‘invasão alemã’ ao Camp Nou após a eliminação do time na Liga Europa para o Eintracht Frankfurt por 3×2 na quarta-feira, e inicialmente, as linhas de investigação apontam para os operadores turísticos, o cambismo, e segundo uma revelação feita pelo SPORT, a ação de sócios-torcedores que adquiriram ingressos e revenderam aos alemães.

Amanhã, terça-feira, o clube e a equipe que realizou a investigação da ‘invasão alemã’ concederão uma coletiva de imprensa ao meio-dia, hora local (07h do Brasil), onde revelarão o dossiê sobre esse episódio que envolve operações turísticas e a revenda de ingressos.

Foram pouco mais de 30 mil (34.440) bilhetes vendidos somando 3 milhões de euros no total, € 87,20 cada, algo que não fecha a conta do clube catalão. A explicação da assessoria de imprensa do clube ao divulgar a renda da partida é ilógica para o ‘AS’, isso porque, na véspera do jogo os ingressos disponíveis no site do Barcelona eram vendidos a € 180,00 cada.

Torcedores do Eintracht procurados pelo jornal revelaram que pagaram entre 90 e 250 euros nos ingressos comprados pelos meios oficiais do clube.

Na sexta-feira, Elena Fort, vice-presidente institucional do Barcelona disse em um programa de rádio da RAC-1 que o acontecido era “constrangedor e inaceitável” e garantiu que o clube não vendeu ingressos “diretamente” para o jogo na Alemanha, “Sabíamos que muitos alemães viriam, mas a diretoria do Eintracht nos disse que eles não tinham ingressos. Que só queriam fazer um registro de mobilização”, afirmou.

Mesmo assim a resposta sobre a invasão alemã permanece oculta, “não culpo os torcedores. Temos que passar esses ingressos. O Barça tem operadores turísticos há anos, mas eles têm ingressos limitados” disse Elena sobre a possibilidade de os torcedores terem comprado os ingressos através de pacotes turísticos, algo comum na Europa.

“O Barça-Eintracht deixou uma bilheteria de três milhões de euros. Mas são três milhões que conhecemos mal” afirmou a vice-presidente do clube catalão acenando para a possibilidade de, após a auditoria, o valor real da renda da partida ser menor do que o divulgado oficialmente.

Mesmo com a dúvida sobre quanto realmente foi arrecadado na partida de eliminação do Barça, o clube já se prepara para receber uma sanção da UEFA, após imagens capturarem torcedores do Eintracht utilizando sinalizadores, algo proibido pela entidade, e também pelo excesso de torcedores visitantes.

O Artigo 16 do Código Disciplinar da entidade diz “as equipes anfitriãs são responsáveis pela ordem e segurança tanto dentro quanto no entorno do estágio, durante e depois do jogo…” o relato de brigas entre torcedores também consta no relatório da partida.

Joan Laporta, presidente do Barcelona, afirmou que o parecer preliminar da investigação aponta para a venda de cambistas e operadores turísticos, mas ressaltou que são apenas indícios na apuração. Durante uma entrevista coletiva ele garantiu que medidas já foram tomadas para que o episódio não se repita, “Os bilhetes para o Camp Nou nas competições internacionais serão nominais” a partir de agora.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo