Jacuipense e Botafogo-PB empatam em Salvador na abertura da quarta rodada da Série C

Jacuipense

Jacuipense e Botafogo-PB se enfrentaram na noite desta sexta-feira (28), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e terminaram empatados em 1 a 1, em confronto da 4ª rodada da Série C. Os gols da partida foram marcados por Ramon, aos 9 minutos do primeiro tempo, para o Botafogo-PB, e o Jacuipense empatou com Rafael Bastos, aos 36 minutos da etapa final, em um lindo gol de falta. 

Detalhes da partida

O Jacuipense, mandante do jogo, vinha de uma vitória sobre o Manaus na rodada anterior, por 1 a 0, enquanto o Belo vinha de uma sequência de jogos ruins – duas derrotas, para Ferroviário e Santa Cruz; e um empate com o Manaus – e precisava de um resultado positivo na Bahia para dar tranquilidade ao trabalho do Rogério Zimmermann. 

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou com pressão do Belo, alçando bolas na área do time baiano e aproveitando os erros do time do Jacuipense, estilo de jogo que o Rogério Zimmermann gosta de trabalhar, com marcação alta, por zona e encaixes bem definidos e linhas bem postadas, o que dificultou para o Jacuipense jogar ao seu estilo, que tinha dificuldade em quebrar as linhas defensivas do Belo e a falta de criatividade em furar esse bloqueio era notável, com isso, o time baiano abusava das ligações diretas. 

E a pressão do time paraibano surtiu efeito. Aos nove minutos, em contra-ataque do Belo, Rodrigo Andrade partiu em velocidade e cruzou a meia altura para a área, o goleiro Luan rebateu para a entrada da grande área e sobrou com Ramon, que dominou e chutou forte no canto do goleiro para abrir o placar para os visitantes. 1 a 0 Belo.

Mas após o gol o Belo recuou e o Jacuipense começou a ficar com maior posse de bola (57%), mas uma posse inofensiva, sem tanta criatividade, e o Botafogo-PB ficou à espera do time baiano, levando o jogo a um estilo reativo, mas o Jacuipense tinha dificuldades para aproveitar essa posse que tinha e não incomodava o gol do goleiro Felipe. Em diversos momentos do primeiro tempo o técnico Rogério Zimmermann mostrou insatisfação com o futebol que o time paraibano apresentava.

Após os 25 minutos o jogo ficou bastante faltoso, sem tanta criatividade ofensiva e a arbitragem parava o jogo com frequência. Resultado disso foram quatro cartões amarelos – três para o Belo e um para o Leão Grená – e oito faltas marcadas só no primeiro tempo. 

Segundo tempo

No segundo tempo o jogo continuou com a mesma tônica da primeira etapa. A conversa do vestiário no intervalo não surtiu muito efeito pelo lado botafoguense, que continuava a apostar no estilo reativo e pecava nas tomadas de decisões, enquanto pelo lado baiano, o Jacuipense voltou mais decidido em finalizar a gol e manter a posse de bola, porém pecava na qualidade das finalizações.

Atrelada às dificuldades apresentadas pelas duas equipes no jogo, o condicionamento físico dos atletas refletiu no desempenho das equipes e o jogo caiu em qualidade na segunda etapa.

Em um lance esporádico, a bola parada foi a arma que o Jacuipense encontrou para empatar o jogo. Aos 34 do segundo tempo, Vitinho fez falta em Rafael Bastos na entrada da grande área, e o próprio Rafael bateu a falta, que, com categoria, venceu o goleiro Felipe e entrou. Empate do Jacuipense, 1 a 1.

O Botafogo-PB por pouco não desempatou com Lohan aos 40 minutos, que recebeu a bola na linha da grande área, girou e chutou forte, exigindo a defesa do goleiro Luan que espalmou para escanteio. Mas ficou por isso mesmo e o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Escalações

Jacuipense: Luan, Rodrigo, Kanu, Railon e Radar; Raniele, Mauri, Eudair e Danilo Rios; Thiaguinho e Elias. Técnico: Jonilson Veloso

Botafogo-PB: Felipe, Kellyton, Marcelo Xavier, Luis Gustavo e Juninho; Wellington, Christianno, Ramon, Vitinho e Rodrigo Andrade; Lohan. Técnico: Rogério Zimmermann

Botafogo-PB segue sem vencer 

O Belo conseguiu ficar a maior parte do jogo com o resultado ao seu favor, mas cedeu o empate. Com isso, o time acumula dois empates – contra Manaus e Jacuipense – e duas derrotas – para Ferroviário e Santa Cruz -, e isso já começa a incomodar os bastidores do time paraibano.

O time de Rogério Zimmermann apresentou uma proposta de jogo interessante nos primeiros 15 minutos de jogo, elevando as linhas para atuar em bloco alto, marcação por zona e intensidade ofensiva, mas se perdeu dentro do próprio estilo e a equipe passou a atuar de forma reativa em grande parte do jogo, apostando nos contra-ataques.

Em muitos momentos Rogério aparecia insatisfeito com o que o time apresentava em campo e era comum o treinador esbravejar com algumas situações que via em campo. O time segue sem vencer na Série C, mesmo com um pacote generoso de reforços, e a cobrança, por parte da torcida, começará a ser mais presente. 

Jacuipense tropeça em casa

O resultado do jogo contra o Botafogo-PB para o Jacuipense tem algumas interpretações diferentes. Pelo volume de jogo, o empate ficou com um sabor amargo, pois a equipe baiana foi superior 80% do tempo do jogo mas não aproveitou efetivamente quando teve a posse da bola, e poderia ter tido sorte melhor caso fosse mais convicto nas tomadas de decisões.

E também teve o alívio por ter o ponto conquistado, pois o Jacuipense passou 60 minutos atrás do marcador e conseguiu evitar a derrota. Mas já são dois jogos que o Jacuipense tropeça dentro de casa – perdeu para o Remo e empatou com o Belo – e precisa buscar esses pontos fora de casa.

Como ficam os clubes?

Com o empate, o Jacuipense soma quatro pontos e entra, momentaneamente, no G4 do Grupo A, é o quarto colocado do grupo, enquanto o Botafogo-PB soma dois pontos, sai do Z4 do grupo A e é o 8° colocado, mas os resultados da rodada podem devolver o Belo à zona de rebaixamento.

O próximo compromisso do Jacuipense será na segunda-feira (7), às 20h, contra o Paysandu, na Curuzu, em Belém. Já o Botafogo-PB viaja até o Maranhão para enfrentar o Imperatriz, também na segunda-feira, às 17h, ambos válidos pela quinta rodada da Série C.

FICHA DO JOGO

Jacuipense x Botafogo-PB

Campeonato Brasileiro Série C 2020 – 4ª rodada

Local: Estádio de Pituaçu – Salvador (BA)

Árbitro principal: Diego da Silva (SE)

Assistente 1: Thiago Emanuel Reis de Albuquerque (SE)

Assistente 2: Renner Lisboa dos Santos (SE)

Quarto árbitro: Moisés Ferreira Simão (BA)

Cartões amarelos: Wellington, Christianno, Rodrigo Andrade, Juninho e Vitinho (B); Rodrigo e Popô (J)

Gols: Ramon (9’/1T)(B) e Rafael Bastos (35’/2T)(J)

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Jacuipense e Botafogo-PB empatam em Salvador na abertura da quarta rodada da Série C | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo