Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Japão estreia na Copa do Mundo Feminina com goleada sobre a Zâmbia

Vitória do Japão sobre a Zâmbia - (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

Na madrugada deste sábado (22), o Japão goleou a seleção de Zâmbia por 5 a 0. Miyazawa duas vezes, Tanaka, Endo e Ueki foram as artilheiras da partida

Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Na madrugada deste sábado (22), o Japão goleou a seleção de Zâmbia por 5 a 0. Jogando no estádio Waikato, em Hamilton, Nova Zelândia, o Japão dominou o jogo e criando muitas chances de jogo, a etapa inicial virou apenas 1 a 0, mas logo no início do segundo tempo o time encaminhou a vitória com tranquilidade. Miyazawa duas vezes, Tanaka, Endo e Ueki foram as artilheiras da partida. Com a vitória, o Japão foi para a liderança do Grupo C, que conta com a Espanha.

PRIMEIRO TEMPO

Foi um primeiro tempo de um grande volume ofensivo do Japão. Aos 7’ teve a primeira boa chegada da equipe, após cruzamento da esquerda, Shimizu ajeitou para o meio da área e Fujino chutou para uma bonita defesa da goleira Musonda, que mandou para escanteio. Logo em sequência, aos 9’ Fujino arriscou de longe e acertou a trave, em um lindo chute. A pressão do Japão resultou em bola na rede, mas o lance foi anulado pelo VAR. Aos 20’ Tanaka pegou o rebote da defesa e marcou, só que na origem da jogada, ela mesmo estava em posição irregular.

Zâmbia, que é uma uma das oito seleções estreantes na competição, tentava criar, mas o Japão pressionava e recuperava a posse de bola logo em sequência. A primeira chegada de Zâmbia foi aos 32’, após Racheal Kundananji arrancar e sofrer a falta. Na cobrança de falta pelo lado direito do ataque, a goleira Yamashita saiu e fez a defesa. O Japão respondeu aos 37’ quando Fuka Nagano arriscou de fora da área, mas Mussonda fez mais uma linda defesa. Só que a pressão deu resultado, aos 42′ em uma grande jogada pela direita, Fujino cruzou e Miyazawa pegou de primeira, mandando para o fundo da rede e fazendo 1 a 0.

Para saber mais sobre a Copa do Mundo Feminina, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

SEGUNDO TEMPO

O Japão voltou em cima de Zâmbia, logo aos 3′ Tanaka ampliou, mas o lance foi anulado pelo VAR, por impedimento. Inclusive, o VAR apareceu de novo, pois aos 5′ a árbitra pegou pênalti em Fujino, da goleira Musonda, mas o lance também foi anulado por impedimento. O Japão era superior e não demorou para marcar. Aos 9′ depois de um lindo passe de Hasegawa, Endo recebeu, carregou e cruzou da esquerda para Tanaka tocar dentro da área e ampliar para o Japão. Depois de ter dois gols anulados, Tanaka finalmente teve um gol validado, fazendo 2 a 0.

O Japão seguiu pressionando e criando chances, aos 12’ Fujino perdeu uma ótima chance depois da falha da defesa, mas bateu por cima da meta. Mas o terceiro gol saiu pouco tempo depois, Aos 17’ Tanaka acreditou na jogada, cruzou pela direita, pegando a bola em cima da linha, e Miyazawa apareceu dentro da área e tocou para o fundo da rede, com tranquilidade e fez 3 a 0. O Japão seguiu cadenciando e não demorou para fazer 4 a 0, depois de mais um lindo passe de Hasegawa, Endo invadiu a área e finalizou cruzado, sem chances para Musonda, marcando o quarto gol do Japão, aos 25’.

Com a goleada estabelecida, o Japão administrou o jogo. O time da Zâmbia conseguiu chegar ao ataque apenas nos últimos minutos de jogo, mas sem oferecer perigo para a goleira Yamashita. Quando o jogo parecia definido, a goleira de Zâmbia, Musonda, trouxe emoção. Aos 52′ ela cometeu pênalti e recebeu o cartão vermelho. Entrou na vaga dela Sakala, que defendeu a cobrança de Ueki, mas a árbitra mandou voltar, pois a goleira havia se adiantado. Ueki foi novamente para cobrança e marcou, fechando a goleada em 5 a 0.

E AGORA?

As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (26). Às 2h (horário de Brasília), o Japão encara a Costa Rica. Depois, às 4h30, a seleção de Zâmbia encara a Espanha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo