Enquanto times de Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, já voltaram os treinos, os clubes do estado de São Paulo ainda aguardam por uma definição para a retomada das atividades.
Na próxima terça-feira, os clubes e as autoridades se reunirão novamente para tentar programar de vez o retorno das equipes e planejar o futuro do futebol no estado para 2020.
Para o técnico Jesualdo Ferreira, do Santos, um importante fator a ser observado em meio a esse processo de retomada é a desvantagem das equipes paulistas, justamente pelo estado ser o epicentro de Covid-19 no país, e consequentemente voltar aos treinos após as outras unidades federativas.
“Há equipes de alguns estados já trabalhando, e ninguém fica indiferente ao fato de quando recomeçarem as competições nacionais haver umas equipes com mais tempo de preparação do que outras. Sabe-se como São Paulo é um dos estados mais atingidos, logo as equipes deste estado como o meu Santos, o Palmeiras, o Corinthians e o São Paulo vão com certeza ter de combater essa realidade. E não será fácil para ninguém”, ponderou Jesualdo, em sua coluna semanal no jornal “O Jogo”, de Portugal.
O Santos já avisou seus atletas de que novidades sobre a retomada dos treinos podem surgir a qualquer momento.
Nesta segunda-feira, o Dr. Ricardo Galotti, médico do clube, irá realizar uma live para detalhar o protocolo de segurança criado pelo clube para o retorno das atividades.