Ponte Preta e Guarani entram em campo para duelo neste sábado (20), às 11h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro Série B. Do lado alvinegro, as intenções são pontuais: defender uma rivalidade histórica, subir posições na tabela e retomar as estatísticas do confronto direto.
Siga o Esportes News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Considerado um dos clássicos mais equilibrados do Brasil, o dérbi campineiro é antigo nos calendários esportivos. Atualmente, a vantagem é alviverde, já que a Macaca não sai com o triunfo desde 2021, quando bateu o Guarani por 3 a 1 na primeira fase do Campeonato Paulista.
O clube bugrino saiu feliz nos últimos quatro encontros das equipes, com dois empates sem gols e duas vitórias. O mais recente aconteceu no primeiro turno da Série B, durante a edição deste ano, quando os times finalizaram a partida no Brinco de Ouro sem chances claras de gol e o 0 a 0 no placar.
O retrospecto geral do dérbi tem vantagem da arquirrival: são 69 vitórias do Guarani contra 66 da Ponte, além de 67 empates. O resultado mais antigo, de 1912, trata-se do primeiro encontro entre os dois times. No entanto, é o único resultado desconhecido na história dos dois clubes.
Apesar de não liderar as estatísticas recentes, a Macaca tem os próprios retrospectos da temporada para manter. Jogando em casa, são cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Sendo mandante contra o Guarani, defende um tabu de 13 anos sem revés.
A Ponte Preta se manteve na 13ª colocação após a derrota contra o Brusque por 2 a 1 e busca uma reabilitação para seguir com a campanha no campeonato. Estando em melhor momento no torneio, terá o apoio recorde da torcida no Moisés Lucarelli, de volta ao estádio após três anos. São esperados 16 mil pontepretanos prestigiando o clássico deste final de semana.