Os laterais-esquerdo Jorge e Joaquín Piquerez foram apresentados oficialmente, nesta quarta-feira (4), na Academia de Futebol, como atletas do Palmeiras. Com contratos válidos até o final de 2025, os dois chegam após a venda do titular da posição, Matías Viña, que será anunciado pela Roma (ITA).
Jorge usará a camisa 6, que antes pertencia a Lucas Esteves, o qual está em quarentena nos Estados Unidos para ser emprestado ao Colorado Rapids, da MLS. Com passagens pelo Santos e Flamengo, o novo lateral falou sobre esse retorno ao futebol brasileiro. “Antes de aceitar essa oportunidade, eu pensei muito, pois meu pensamento era continuar na Europa. Porém, tinha a situação lá da lesão que tive no Basel (SUI). Mas eu falei que queria ser feliz aqui, tenho muitos objetivos para conquistar.”
Afirmou que foi muito gratificante a maneira com que foi recebido, agradecendo a estafe e jogadores. “Então, só tenho a agradecer ao Palmeiras, até porque eu estou lesionado, é difícil para um jogador entrar numa equipe assim.”
O defensor sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, durante uma partida do Campeonato Suíço, em dezembro de 2020, quando atuava pelo Basel. A previsão inicial era de que ficasse afastado por um período de seis a sete meses. Questionado sobre isto na coletiva, respondeu:
“Sobre a cirurgia, é um pouco complicado, porque foi minha primeira lesão. É complicado em questão de tempo para voltar a jogar, mas, hoje, sinto mais confiança e que estou mais forte. Junto do departamento médico daqui, eu já sinto uma diferença de trabalho. Agora, é só focar na recuperação, no trabalho de força que preciso, para eu poder voltar zerado, sem dor e o mais rápido possível para estar em campo.”
Sobre a possibilidade dos dois poderem atuar juntos, o atleta preferiu deixar o assunto para a comissão técnica de Abel Ferreira, mas ressaltou o quanto aprendeu a jogar em outras posições durante sua passagem pelo Santos, em 2019. O técnico em questão era o argentino Jorge Sampaoli.
O uruguaio Piquerez vestirá a camisa 22. Este número foi utilizado pela última vez pela lateral-direito Fabiano, campeão brasileiro em 2016. Ele contou que “se assustou” com a estrutura montada pelo Verdão para atender aos jogadores. Também ressaltou que, agora, dá um salto muito importante na carreira.
Revelou, também, que conversou com o compatriota Viña durante a transferência: “Ele me aconselhou em muitas coisas antes de vir e quando cheguei. Isto ajuda a me integrar um pouco mais, e saber mais antes da chegada (ao clube). Com todo respeito a ele (Viña) e a seu estilo de jogo , jogamos na mesma posição, mas parece que ele é um pouco mais defensivo do que eu. Mas, bom, parece que temos virtudes.”
Leia também:
+Palmeiras finaliza projeto de reforma do CT da base
A cerca do primeiro contato com Abel Ferreira, disse que ficou surpreso com o português: “Fiquei muito surpreendido porque ele sabia tudo sobre mim. Onde treinava no clube, e onde treinava por fora, onde eu me atendia medicamente. Me parece que por isso ele está onde está, ganhando muitos títulos.”
Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Jorge já foi regularizado e pode estrear pelo clube, porém, ainda está em recuperação de lesão, e só deve poder jogar mais tardiamente. Já Piquerez, se encontra muito bem fisicamente, e estava jogando regularmente pelo seu ex-clube, Peñarol. Entretanto, no momento, não está regularizado para entrar em campo. Próximo compromisso do Verdão é neste sábado (7), às 21 horas, contra o Fortaleza, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.