Lutas

José Aldo acerta rescisão de contrato com UFC e se aposenta do MMA

Reprodução/Instagram Oficial José Aldo

A vitoriosa e histórica carreira de José Aldo no MMA está encerrada. O brasileiro entrou em acordo com o UFC para encerrar o contrato que mantinha com a organização e decidiu por não mais seguir nas artes marciais mistas, segundo informação do Combate.

De acordo com fontes ligadas aos dois lados, a rescisão de contrato de Aldo com o Ultimate fora um pedido do próprio manauara, acatado pela entidade. Havia ainda mais uma luta vigente no vínculo a ser cumprido e uma expectativa desta ser no UFC 283, no Rio de Janeiro, foi sugerida em entrevista de seu técnico e agente, Dedé Pederneiras, mas esta não deverá mais acontecer.

LEIA TAMBÉM

+ UFC Vegas 60: Cory Sandhagen vence luta interrompida por lesão no rival

Com o fim de seu contrato, o lutador já não constará mais dos rankings da categoria peso-galo, que serão atualizados na próxima semana. E será o final da trajetória de um dos lutadores de MMA mais idolatrados pelos fãs brasileiros, tanto que ganhou os apelidos de ‘Campeão do Povo’ e ‘Rei do Rio’, por conta dos sucessos nos eventos da organização em que lutou na cidade em que mora e treina.

José Aldo lutou 19 vezes pelo UFC, de onde chegou vindo do extinto WEC. Naquela organização, conquistou o cinturão dos penas protagonizando duelos históricos contra Mike Thomas Brown e Urijah Faber. Com a aquisição desta pelo Ultimate, acabou se tornando campeão inaugural dos 66kg e venceu em sua estreia Mark Hominick, em abril de 2011.

Foram sete vitórias seguidas do representante da Nova União no UFC contra lutadores do calibre de Frankie Edgar, Chad Mendes, Kenny Florian e Chan Sung Jung, o ‘Zumbi Coreano’, todas elas dominantes e o colocando como um dos maiores de todos os tempos das artes marciais mistas. O reinado de Aldo nos penas acabaria, no entanto, em 13 segundos de sua luta contra Conor McGregor, que o nocauteou no UFC 194, em 2015, depois de protagonizar uma marcante rivalidade com o irlandês.

O brasileiro retomaria o cinturão no UFC 200, quando o título dos penas fora deixado vago por McGregor, numa ‘aula’ sobre Frankie Edgar. Mas, na luta seguinte, o perderia para Max Holloway em pleno Rio de Janeiro. Na revanche com o havaiano, seria novamente derrotado.

José Aldo conseguiria ainda uma sequência de vitórias, mas ao perder para Alexander Volkanovski (o atual campeão peso-pena), o ‘Campeão do Povo’ decidiu descer para o peso-galo, sendo derrotado na estreia pelo compatriota Marlon Moraes. Mesmo assim, lutou pelo cinturão da categoria, sendo derrotado por Petr Yan.

Logo depois, o brasileiro encaixaria mais três vitórias (sobe Marlon Vera, Rob Font e Pedro Munhoz) e chegou a estar cotado para lutar pelo título dos 61kg. Mas tal sonho acabou ‘barrado’ em sua última luta, disputada em agosto no UFC 278, quando foi derrotado por Merab Dvalishivili.

A história de José Aldo se tornou tão marcante que virou filme (‘Aldo – Mais Forte que o Mundo’) e um espelho para os fãs e praticantes de MMA no Brasil, especialmente por vir de origem humilde e chegar a passar fome ao sair de Manaus e vir para o Rio para seguir o sonho de lutar e virar um dos maiores nomes da história do esporte.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo