O brasileiro Eduardo Katsuhiro, na categoria 73kg, perdeu para o o francês Guillaume Chaine no golden score, na noite deste domingo (25), no Budokan, pela primeira rodada do judô da Olimpíada de Tóquio (Japão).
Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio
No tatame, chegou a projetar Chaine antes de levar a chave e o lance precisou ser revisado pela arbitragem no vídeo replay. Os juízes não validaram o waza-ari que daria a vitória ao brasileiro. A batalha seguiu acirrada, e com o empate no tempo normal foi decidida no golden score com a vitória do francês com uma finalização de braço.
Na chave feminina do peso Leve (57kg), pela primeira vez em oito edições olímpicas o Brasil não contou com nenhuma representante na representante na categoria -57 kg feminino. A atual campeã olímpica é a brasileira Rafaela Silva, suspensa por doping.
Na madrugada de segunda para terça-feira, o judô brasileiro voltará a ter dois atletas em ação na Budokan. A medalhista olímpica em Pequim 2008 Ketleyn Quadros irá representar o Brasil na categoria até 63kg. A adversária será Cergia David (Honduras). No masculino, Eduardo Yudy Santos entra no tatame, na categoria até 81kg contra Sagi Muki (Israel).
As preliminares acontecem a partir das 23h e finais às 5h, no horário de Brasília.