Futebol Internacional

Juventus é excluída da Uefa Europa Conference League após irregularidades fiscais

Juventus, do lateral brasileiro Danilo, está fora da Uefa Europa Conference League (Valerio Pennicino/Getty Images)

Comitê de Controle Financeiro da Uefa vê violações da Velha Senhora, retira equipe do torneio continental e aplica multa de 20 milhões de euros

Valerio Pennicino/Getty Images

A Juventus está fora da Uefa Europa Conference League 2023-24. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (28), em comunicado informado no site oficial da Uefa. A decisão vem após reunião do Corpo Financeiro de Controle de Clubes (CFCB) analisar e julgar que a equipe italiana cometeu irregularidades fiscais no caso Plusvalenza. Além disso, a equipe foi punida com multa de 20 milhões de euros, metade deste valor a ser pago caso viole condições impostas.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

O caso plusvalenza foi analisado pela justiça italiana. Os tribunais e conselhos de Turim observaram adulterações nos balanços financeiros apresentados aos setores econômicos e aos acionistas com o objetivo de explicitar equilíbrio nas contas. A punição foi aplicada inicialmente em âmbito nacional. O clube inicialmente perdeu 15 pontos, os recuperou em liminar, mas foi punida em definitivo por dez pontos deduzidos. Além disso, dirigentes, que depois anunciaram a saída do clube, foram suspensos do futebol. As punições inicialmente aplicadas apenas no cenário italiano foram requeridas para serem ampliadas à Uefa e à Fifa, o que foi prontamente aceito.

Em comunicado divulgado, a Uefa destacou que as irregularidades cometidas domesticamente afrontam também o que a entidade máxima do futebol continental regula, de haver consonância entre as esferas para que não haja participação de equipes com irregularidades cometidas. Por isso, o CFCB decidiu pela suspensão e pela multa.

“A Primeira Câmara do CFCB concluiu que a Juventus violou o marco regulatório da Uefa e descumpriu o acordo firmado em agosto de 2022. Com isso, rescindiu o acordo celebrado com o clube e decidiu excluir a Juventus de competições masculinas de clubes da Uefa na temporada 2023-24 e impor uma contribuição financeira adicional (multa) de 20 milhões de euros ao clube. Deste montante, 10 milhões de euros serão condicionais e só serão aplicados se as demonstrações financeiras atuais do clube para os anos financeiros de 2023, 2024 e 2025 não cumprirem os requisitos contábeis definidos no Anexo G dos Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira da Uefa”, disse.

Maurizio Arrivabene, Pavel Nedvěd e Andrea Agnelli, dirigentes da Juventus na época das irregularidades (Simone Arveda/Getty Images)
Maurizio Arrivabene (E), Pavel Nedvěd (C) e Andrea Agnelli (D) foram alguns dos dirigentes da Juventus com nomes citados nas irregularidades financeiras do clube (Simone Arveda/Getty Images)

O clube se pronunciou, também em seu site oficial. Por meio do presidente Gianluca Ferrero, a Juventus afirmou que não concorda com a punição da Uefa, porém, não irá recorrer da decisão, mesmo com total direito para isso.

“Lamentamos a decisão da Uefa, não compartilhamos da interpretação que tem sido dada às teses de defesa e continuamos firmemente convictos da correção de nossas ações e da validade de nossos argumentos. No entanto, decidimos não recorrer desta sentença. Esta decisão está alinhada com o que foi decidido no último mês de maio no contexto das disputas com a FIGC. Preferimos pôr fim ao período de incerteza e garantir às partes interessadas interna e externamente plena visibilidade e certeza quanto à participação do clube nas futuras competições internacionais”, explicou o dirigente.

No entendimento da Velha Senhora, recorrer da decisão pode estender um processo cujas consequências têm a possibilidade de serem ainda mais danosas, como, por exemplo, não disputar torneios europeus por mais anos. Além do mais, Gianluca Ferrro considera tal punição como encerramento do assunto e afirma trabalhar para manter a concentração apenas no que se refere a campo e bola.

“O recurso a outros níveis de julgamento, com resultados e prazos incertos, aumentaria a incerteza em relação à nossa eventual participação na Uefa Champions League 2024-25. Em vez disso, queremos que o time principal, torcedores, patrocinadores, fornecedores e parceiros financeiros possam viver a temporada 2023-24 com a maior serenidade e certeza com relação aos resultados alcançáveis em campo, especialmente após a turbulenta temporada. Apesar desta dolorosa decisão, agora podemos enfrentar a nova temporada olhando para o campo e não para os tribunais esportivos. Agora vamos ao Campeonato e à Coppa Italia. Nós faremos o máximo para dar aos nossos torcedores a maior satisfação possível nestas competições”, concluiu.

Com a saída da Juventus, a Fiorentina, oitava colocada na última edição do Campeonato Italiano, irá disputar a Uefa Europa Conference League. Vale destacar que a Viola foi finalista deste torneio no último mês de maio, quando derrotada pelo West Ham por 1 a 0. A Juventus irá disputar apenas a Serie A e a Coppa Italia na temporada a ser iniciada na segunda quinzena de agosto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo