Futebol Internacional

Juventus será excluída da Serie A caso não formalize saída da Superliga

Juventus
Divulgação / Juventus

Agora é oficial. A Juventus foi comunicada nesta segunda-feira (10) que será excluída da Serie A (Campeonato Italiano) caso não deixe a Superliga Europeia.

Esta confirmação foi comunicada através de Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol, em entrevista para a Nápoles Kiss Kiss relizada na manhã desta segunda (10).

“As regras são claras. Se a Juventus ainda fizer parte da Super League quando entrar na próxima temporada, não poderá participar da Série A. Eu lamentaria pelos torcedores, mas regras são regras e se aplicam a todos. Espero que esta resistência termine logo.”

Juventus, Barcelona e Real Madrid são os únicos clubes remanescentes da Superliga Europeia. A competição estava prevista para ser disputada a partir de agosto, mas tudo acabou ruindo dias após o anúncio quando os seis maiores clubes da Inglaterra (Man. City, United, Arsenal, Tottenham, Chelsea, Liverpool) deixaram o projeto.

Logo depois, Milan e Inter de Milão também optaram por deixar formalmente a Superliga depois de perceberem que a competição estava comprometida. Mas os três clubes fundadores e remanescentes ainda tentam emplacar o projeto para um futuro próximo.

Na última semana, a UEFA divulgou uma nota oficial ameaçando sanções pesadas para os chamados “clubes rebeldes”, os quais ainda estão tentando seguir em frente e não desistiram da Superliga. Os clubes são justamente esses: Juventus, Barcelona e Real Madrid

Logo depois, a Superliga reagiu com uma nota oficial divulgada ao mesmo tempo pelos três clubes afirmando que os clubes fundadores do projeto foram consideravelmente prejudicados internacionalmente com o tratamento recebido.

Nota oficial da Superliga

“Os clubes fundadores sofreram e continuam a sofrer pressões, ameaças e ofensas de terceiros inaceitáveis para abandonar o projeto e, por isso, desistem do direito e do dever de oferecer soluções para o ecossistema do futebol por meio de propostas concretas e de um diálogo construtivo.

“sto é intolerável ao abrigo do Estado de direito e os tribunais já se pronunciaram a favor da proposta da Super League, ordenando à FIFA e à UEFA que, diretamente ou através dos seus órgãos afiliados, se abstenham de tomar qualquer medida que possa impedir esta iniciativa de qualquer forma os processos judiciais estão pendentes.

O projeto da Superliga foi desenhado em conjunto pelos seus 12 clubes fundadores com o objetivo de fornecer soluções para a atual situação insustentável na indústria do futebol. Os 12 clubes fundadores compartilhavam as mesmas preocupações que outras partes interessadas no futebol europeu, particularmente no âmbito do atual sócio -contexto econômico, que as reformas estruturais são indispensáveis ​​para garantir que nosso esporte permaneça atraente e sobreviva no longo prazo.

(O projeto da Super League foi concebido em conjunto pelos seus 12 clubes fundadores) com o máximo respeito pelas atuais estruturas e ecossistema do futebol. Os clubes fundadores concordaram expressamente que a Super League apenas se realizaria se tal competição fosse reconhecida pela UEFA e / ou FIFA ou se, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis, for considerada uma competição devidamente compatível para todos os efeitos com a continuidade dos clubes fundadores nas respectivas competições nacionais. No entanto, apesar de estar ciente dos termos acima, a UEFA e a FIFA até agora se recusou a estabelecer qualquer canal de comunicação adequado.

(O projeto da Super League foi concebido em conjunto pelos seus 12 clubes fundadores) para trazer estabilidade financeira a toda a família do futebol europeu, atualmente sob os efeitos de uma crise profunda que ameaça a sobrevivência de muitos clubes.

O compromisso anunciado busca estabelecer pagamentos anuais de solidariedade para montantes anuais garantidos que multipliquem materialmente os distribuídos pela UEFA, e a obrigação de reforçar as regras de sustentabilidade financeira, através da criação de um sistema de controlo claro, transparente e eficaz verificado por especialistas.

Os 12 clubes fundadores também reconheceram que a Superliga foi uma oportunidade única de oferecer aos torcedores de todo o mundo o melhor show possível e de reforçar o interesse global pelo esporte, que não é um dado adquirido e é desafiado por novas tendências geracionais. , um de seus principais objetivos era promover o futebol feminino em nível global, uma oportunidade tremenda, mas atualmente subestimada, para o setor.

Temos plena consciência da diversidade de reações à iniciativa da Superliga e, consequentemente, da necessidade de refletir sobre os motivos de algumas delas. Estamos prontos para reconsiderar a abordagem proposta, se necessário. irresponsável se, cientes das necessidades e da crise sistêmica do setor do futebol, que nos levou a anunciar a Superliga, abandonássemos tal missão de dar respostas efetivas e sustentáveis ​​às questões existenciais que ameaçam a indústria do futebol.”

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo